Decor

Mata formiga: Este remédio caseiro é o melhor!

Redação
Escrito por: Redação

Você sabia que existem várias formas de matar ou afastar formigas com receitas e remédios naturais e caseiros? Isso mesmo! Aqui você vai conhecer algumas misturas e produtos odiados por esses pequenos insetos. Eles (e as dicas que separamos para você) vão ser a chave para que você nunca mais tenha problema com formigas outra vez.

As formigas são pequenos insetos muito comuns em todo o mundo. Elas estão presentes até em regiões da Terra em que há períodos de nevasca! Só por isso dá para perceber o quanto elas são comuns no mundo todo e podem se adaptar a vários ambientes e cenários diferentes.

Portanto, se as formigas conseguem sobreviver até em temperaturas abaixo de 0º, tente imaginar o que elas podem fazer na sua casa cheia de comida armazenada, lixo, restos de comida e esconderijos. É um ambiente perfeito para eles aparecerem e, o pior, ficarem por um bom tempo!

As formigas estão invadindo a casa toda e você não sabe o que fazer. Nós do Remédio Caseiro trazemos a solução. Veja agora como se livrar das formigas de uma vez por todas usando alternativas naturais e caseiras!

Receita natural e caseira contra as formigas

Encha um borrifador com água e vinagre branco, com medidas iguais de cada líquido. Agite bem para que a solução misture. Aplique sobre as formigas e deixe agir de 2 a 3 minutos para matá-las. Depois passe um papel toalha ou guardanapo para limpar.

Essa mistura é bem simples e funciona para a maioria das formigas que teimam em surgir nas cozinhas brasileiras. O vinagre é odiado por esses pequenos insetos, pois trata-se de um ácido que as sufoca.

O melhor remédio caseiro para matar formigas é a mistura de vinagre e água

As formigas costumam aparecer nos cantos, frestas e fundos de armário (Foto: depositphotos)

Outra vantagem dessa mistura é que além de matar as formigas, ela também serve para afastar esses insetos. É só borrifar um pouco nas entradas da casa, como janelas, portas, ralos e nos lixeiros. Ou seja, nos lugares onde as formigas possam entrar ou gostam de frequentar.

Não se preocupe com o cheiro de vinagre pela casa. O cheiro do vinagre diluído em água não fixa muito bem e dilui rápido. Se preferir coloque algumas gotas de limão na mistura, isso vai disfarçar ainda mais o cheiro do vinagre.

Repelentes naturais: Como afastar as formigas

Não é só a mistura de água com vinagre o único método caseiro para matar ou repelir formigas. Vamos te mostrar uma lista com várias outras maneiras de se livrar desse problema usando receitas naturais e que você pode fazer em casa. Confira:

Veja também: Elimine de vez baratas e formigas usando soluções naturais

Água com detergente

Você nunca deve ter percebido, mas as formigas nunca estão perto da embalagem do detergente que fica na pia. Isto acontece porque o detergente, assim como o sabão em líquido, possuem componentes que agem como veneno para as formigas.

Para usar essa mistura e matar formigas, coloque 1 copo de água e 1 copo de detergente em um borrifador. Borrife em cima das formigas, mas antes procure onde elas estão se escondendo e aplique por lá também. Por fim, limpe com um papel toalha ou guardanapo.

Use essa solução também nas portas e janelas para evitar que as formigas entrem dentro da sua casa. Outra dica é sempre manter o lixeiro da pia limpo e lavado com detergente. Isso diminui a presença de formigas no lixeiro.

Essa mistura também serve para matar e repelir outros insetos comobesouros e baratas. Para usá-la com esse propósito, aplique a solução sobre os insetos ou borrife nos cantos da casa.

Suco de limão

O limão possui ácido cítrico, um componente que as formigas detestam! Assim como o vinagre (que também é ácido, só que acético), o suco do limão também mata e afasta esses pequenos insetos.

Se você quer uma opção que mate as formigas, basta aplicar o suco de limão puro sobre as formigas. Use um borrifador para facilitar o trabalho. Deixe agir por 2 minutos e depois limpe com um papel toalha.

Para produzir um excelente repelente caseiro com limão você precisa misturar 1 medida de suco de limão com 3 medidas de água. Coloque a mistura em um borrifador e aplique nas janelas, portas e locais onde as formigas frequentam. Repita o processo 2 vezes por semana. Isso afastará os insetos.

Ácido bórico

ácido bórico é um componente muito eficiente para eliminar formigas e outras pragas. Diferente dos outros ingredientes e métodos aqui listados, dificilmente você vai ter esse produto em casa. Mas vale a pena sair e comprá-lo, pois ele é tiro certo para acabar com as formigas.

Esse ácido é natural e não é tóxico. Contudo, não deve ser consumido por humanos ou animais. Ele age nos insetos como um potencial veneno que mata as formigas muito rapidamente. Ele também prejudica o exoesqueleto desses pequenos insetos.

Esse componente não causa mal a insetos benéficos, como joaninhas e abelhas. Também não prejudica répteis ou peixes, só se houver exagero.

Canela

A maioria das formigas não é muito fã de canela, seja ela em pau ou em pó. O cheiro dessa especiaria afasta as formigas, mas não as mata. Por isso, é muito bom colocar um pouco do pó de canela em janelas e rodapés. Isso impede que as formigas entrem na sua casa.

Outra dica é colocar alguns paus de canela nas janelas e no fundo dos lixeiros. Você também pode colocar a canela em pau no fundo de armários, para evitar que as formigas façam moradia nesses locais.

Veja também: Aprenda truques caseiros para acabar com as moscas na cozinha

Dicas para se livrar das formigas em casa

Existem alguns detalhes das nossas casas que são verdadeiros convites para as formigas. Aqui você vai aprender alguns truques e dicas que vão ajudar a manter as formigas longe do seu lar. Veja:

Fora os métodos caseiros para matar formigas, vale apostar em hábitos de precaução

Para evitar formigas em casa, não deixe restos de comida expostos (Foto: depositphotos)

Não acumule lixo

Uma das coisas mais básicas para evitar as formigas dentro de casa é não acumular lixo. Os lixeiros com restos de comida, principalmente aqueles que não têm tampa, são os lugares preferidos de formigas e moscas. Isto porque é uma fonte de alimentos e ainda serve para reprodução, no caso das moscas.

É sempre bom optar por lixeiros que fechem. É importante também sempre jogá-lo fora, principalmente se estiverem com restos de frutas, doces e laticínios. Esses alimentos liberam odores que atraem as formigas para a sua casa.

Só coma na cozinha

Um erro muito comum nos lares brasileiros e não comer à mesa. Muitas crianças, jovens e adultos tem o costume de fazer refeições e lanches na sala e nos quartos. Isso espalha farelos e restos de comida por toda a casa, o que é um banquete para as formigas.

Esses pequenos insetos costumam estar presentes nas cozinhas, porque é o lugar onde tem mais comida para elas. Contudo, se na sua casa tem farelos e restos de comida por todo lado, logicamente terão formigas em todo lugar.

Além de aumentar (e muito) a chance do surgimento de formigas, isso deixa muito difícil o trabalho de se livrar delas depois. Por isso, para evitar o transtorno, é melhor sempre comer à mesa. Porque depois fica mais fácil de limpar e diminuir a “atração” das formigas.

Mantenha a casa limpa

Um chão, eletrodomésticos e móveis limpos dificilmente vão ser locais favoráveis ao surgimento de formigas. Portanto, sempre limpe a casa para evitar que as formigas sejam atraídas para dentro do seu lar.

Dê sempre prioridade à cozinha, principalmente o piso e locais onde podem haver farelos e restos de comida.

Não deixe farelos sobre a mesa, pia e no chão

Mesmo que você só coma na cozinha, as formigas ainda podem surgir porque elas estão encontrando alimento. Isso pode estar sendo causado devido a farelos e respingos de comida deixados sobre a mesa, pia e até mesmo no chão.

As formigas não precisam de muito para aparecerem. Basta um respingo de bebida doce, requeijão ou fritura e lá estarão elas. Por isso, sempre que sujar, limpe logo após. Isso vai ajudar muito a evitar que as formigas sejam atraídas para a sua cozinha.

Veja também: Como acabar com grilo em casa

Coloque água em panelas e recipientes sujos

Em alguns casos, poucos minutos são suficientes para que as formigas cheguem até a louça e recipientes sujos na pia. Quando for colocar pratos, copos e panelas sujas na pia, coloque um pouco de água dentro.

As formigas não são capazes de entrar na água (e tem medo disso). Então deixe a louça com água até que você possa lavá-la.

Tampe frestas nas paredes e no chão

As formigas adoram se esconder em buracos e frestas nas paredes e no chão. Para evitar que as formigas façam formigueiros na sua casa, tampe todas as brechas que houver. Um simples massa corrida ou até mesmo creme dental(em buraquinhos pequenos) já pode ser a solução.

Como fazer uma armadilha para acabar com as formigas

Para fazer uma armadilha super eficiente para acabar com as formigas e os formigueiros da sua casa, você vai precisar somente de mel ou algum outro alimento doce e viscoso, alguns pedaços de papelão e ácido bórico.

Em um recipiente, adicione 1 colher (de sopa) de mel e 1 colher de ácido bórico em pó. Misture até virar uma pasta bem grudenta. Se ainda estiver líquida, adicione mais ácido bórico até dar um consistência pesada.

Corte pequenos pedaços de papelão e aplique um pouco da mistura. Coloque em lugares onde é comum ver formigas, como embaixo da pia, próximo a lixeiros e embaixo de armários.

Essa receita não mata as formigas imediatamente e por isso é tão eficaz. Esses pequenos insetos vão se alimentar da mistura e também levá-la para o formigueiro. Lá, a maioria das formigas vão se alimentar e, em seguida, morrer.

Mantenha as armadilhas durante alguns dias na sua casa, trocando os papelões e as pastas sempre que ela secar. Logo logo você vai perceber uma grande diminuição na quantidade de formigas que perambulam no seu lar.

Principais tipos de formigas e como combater cada um

Existem vários tipos de formigas que podem estar causando problemas na sua casa. Apesar desse inseto não ser um vetor de doenças e bactérias, como outros insetos, é sempre bom se livrar logo desse problema. Para isso, conheça um pouco sobre os principais tipos de formiga que podem estar no seu lar.

As formigas costumam aparecer onde tem mais oferta de comida, como na cozinha

Para cada tipo de formiga existe um método para combater (Foto: depositphotos)

Formigas pretas

São as mais comuns. Geralmente são vistas em fila e não são muito rápidas. É muito fácil encontrar o formigueiro desse tipo de formiga, basta seguir a fileira que elas fazem.

Como combater: Use qualquer um dos métodos caseiros listados nessa lista. Esse é o tipo de formiga mais fácil de combater e afastar.

Formigas odorosas

São um tipo comum também e geralmente fazem formigueiros em janelas, dentro das paredes, em vasos de planta e em madeira. Elas são bem maiores do que as formigas pretas, podendo medir até mais de 1 cm.

Elas não andam em fileira, são rápidas e bem desordenadas. Possuem uma coloração amarronzada e, em algumas partes, são transparentes. Elas emitem um leve odor ao serem mortas, principalmente quando esmagadas.

Como combater: Procure o formigueiro e aplique ácido bórico, detergente ou vinagre. Use métodos listados nesse artigo para afastá-las.

Formigas de fogo (lava-pé)

Esse tipo de formiga faz formigueiros do lado de fora de casa, como em quintais. Sua picada dói e ela é considerada agressiva. Elas acabam entrando dentro das casas mais próximas pois são bastante exploradoras.

Como combater: Procure o formigueiro e o destrua. Aplique ácido bórico, detergente ou vinagre no formigueiro para destruí-lo.

Veja também: Truques caseiros para livrar sua casa de ratos, baratas, formigas

Como proteger os alimentos do alcance das formigas

Nesse artigo você aprendeu várias formas de matar e afastar formigas usando remédios e misturas naturais e caseiras. Apesar disso, uma grande preocupação quando as formigas aparecem é impedir que elas cheguem até alguns alimentos.

O melhor jeito de impedir que as formigas alcancem um alimento ou receita é cercando a mesma com água. As formigas não nadam e não são capazes de atravessar a água. Coloque um pouco de água em uma travessa e coloque o alimento dentro da travessa, em outro recipiente. Com informações do Remédio Caseiro/R7

Imagem d ecapa:

Mata formiga: Este remédio caseiro é o melhor!

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: