Melhor fazer exercícios aeróbicos antes ou depois da musculação?

A musculação também deve vir primeiro se o seu objetivo é a perda de peso.

Reprodução

Primeiro precisamos definir qual o objetivo com o treino, você quer melhorar a sua resistência, ficar mais forte ou perder peso? Isso vai determinar a sequência do seu treino e com qual frequência você deve ter fazer o cardio e o treino de força. Especialmente, se você vai fazer no mesmo dia.

Segundos estudos e especialistas da área, se você quer “construir” músculos, faça o cardio depois do treino de força. A razão é simples, levantar peso é difícil e você precisa de energia (física e mental) que você pode preferir usar levantando mais peso e evitando lesões. Inclusive, fazer o treino de força já cansado do aeróbico pode aumentar o risco potencial de lesões.

Isso porque quando pesquisadores compararam três protocolos de treino, força, corrida seguida de treinamento de força e ciclismo seguido de treinamento de força, eles descobriram que correr ou pedalar antes do treino, limitava a quantidade de peso nas repetições que poderiam ser feitas em comparação com o treinamento de força realizado sem um exercício aeróbico anteriormente.

Outro estudo mostrou que a força muscular diminui depois de uma corrida na esteira, enquanto a frequência cardíaca e a taxa de esforço percebido, ou a intensidade do exercício, aumentavam.

A musculação também deve vir primeiro se o seu objetivo é a perda de peso. Fazer exercício aeróbico depois do treino de peso queima mais caloria durante os primeiro 15 minutos do que quando o cardio é feito antes do treino, seguindo uma pesquisa publicada na Medicine and Science in Sports and Exercise.

Não tem nada de errado em começar fazendo o cardio antes do treino de peso. Sobretudo se você treina para manter o condicionamento. Sem contar que é uma ótima maneira de aquecer e preparar o seu corpo para movimentar-se. Então, você pode preferir começar com o cardio mesmo se a sua prioridade for à musculação. Neste caso, faça um trote ou pedal leve, e não um treino aeróbico puxado, como intervalado ou “longão”.

Se o seu principal objetivo é melhorar o seu condicionamento cardiovascular, você deve, definitivamente, começar pelo aeróbico. Pelo mesmo motivo que você deve priorizar a musculação se você quer ficar mais forte. Realizar o treino de força antes do cardio pode fadigar os músculos, fazendo com que você perca postura durante o exercício aeróbico, aumentando o risco de lesões.

Portanto tudo depende dos seus objetivos e prioridades, por isso é importante à orientação de profissionais competentes a área, devidamente certificados, para que todo o treino possa ser planejado e supervisionado, para potencializar os seus resultados.