É possível realizar exercícios físicos e ao mesmo tempo manter o meio ambiente limpo. A prática é conhecida como plogging.
A ação consiste em sair para uma corrida ou caminhada, enquanto isso, você corre, recolhe os dejetos que estiver pelo caminho. Vale recolher latas, plástico, latas, garrafas, ou qualquer outro produto deixado em espaços públicos.

Recolher o lixo é um gesto de cidadania, ajuda na limpeza urbana e aos mesmo tempo dá para realizar agachamento, alongamentos, e o peso extra intensifica os exercícios físicos.
Nascido na Suécia, o plogging foi organizado pelo ambientalista Eric Ahlström, e a ideia se popularizou através do Facebook.
Em Indaiatuba o plogging vem ganhando seguidores a cada dia que passa. Na cidade existe o grupo “Indaiandando Caminhadas Ecológicas”.

Neste domingo, 10, o grupo realizou uma limpeza nas áreas de lazer do Jardim Regente. O evento ocorreu das 8h30 às 10h30.
Em tempos de pandemia os participantes estavam com equipamentos de segurança e respeitando o distanciamento social.
O Z1 Portal entrevistou com exclusividade o policial militar aposentado José Orlando Luciano, fundador do “Indaiandando Caminhadas Ecológicas”. Aproveite para entrar em forma e deixar Indaiatuba mais limpa. O meio ambiente agradece
Que tal aproveitar pra entrar em forma enquanto ajuda a deixar a cidade mais limpa? Sua saúde e o meio ambiente agradecem! #plogging
Leia na íntegra abaixo.
“Toda nossa atividade, tem caráter Voluntário”.
Pergunta. Quando foi criado o grupo Indaiandando Caminhadas Ecológicas”?
Resposta. Eu criei o grupo em 2003, e ao longo desses anos, organizamos caminhadas nas zonas rurais, e ações em prol ao meio ambiente. Também participamos de ações sociais.
P. É um trabalho voluntário ou está ligado a alguma empresa ou órgão público?
R. Toda nossa atividade, tem caráter Voluntário.
P. Você pode falar qual é o objetivo principal do grupo?
R. Nosso objetivo é ajudar na preservação do meio ambiente através de ações de plogging… e arregimentar pessoas com o mesmo propósito.
P. O que a organização oferece aos participantes?
R. Oferecemos, luvas e sacos para lixo.

P. Como fundador do grupo em Indaiatuba, podemos dizer que você tem um espírito altruísta?
R. Meu lema de vida, “fazer o bem ao próximo”, tento trabalhar em mim, a empatia com o meu semelhante, e assim altruísmo. Tudo isso, procurando ser um indivíduo melhor, no processo evolutivo.
P. O que você diz para as pessoas que querem participar do Indaiandando Caminhadas Ecológicas?
R. Pretendemos motivar as pessoas a praticarem atividade física e ações sociais, objetivando mais condicionamento e melhora na qualidade de vida.
P. Existe alguma ação prevista com outra cidades para 2021?
R. Sim. Estamos conversando com mias quatro cidades, para a realização de um plogging simultâneo. Com isso vamos mobilizar mais pessoas, com a ajuda da imprensa poderemos conscientizar ainda mais a população.
