A musculação, além de todos aqueles benefícios que a gente já conhece, proporciona benefícios específicos para diabéticos, melhorando a tolerância à glicose. Isso ocorre porque a prática de atividade física, em especial de musculação, facilita a entrada da glicose nas células, impedindo que ela se acumule na corrente sanguínea como costuma acontecer com os diabéticos. Muitas pessoas pensam que por praticar musculação o diabético “queima” mais açúcar e por isso esta atividade seria benéfica.
A contração muscular gerada pelo exercício de musculação aciona um transportador de glicose chamado GLUT4, que geralmente fica dentro da célula. A contração muscular aciona este GLUT4, causando uma movimentação, ele migra da parte interna da célula para a superfície.
Quando chega à superfície, o GLUT4 consegue absorver a glicose do sangue de modo muito mais eficiente, proporcionando aquilo que o organismo do diabético geralmente tem muita dificuldade em fazer, “queimar” a glicose, ajudando a reduzir os níveis de glicose no sangue.
A melhor parte é que esse processo de liberar os seus GLUT4 para alcançar a glicose que está no sangue é completamente independente da insulina, quer dizer, mesmo que não exista produção de insulina no organismo, será possível baixar o nível de glicose no sangue. Se você pensava que a única forma de diminuir a glicose do sangue era a insulina, conheça a parceria Musculação/GLUT4.
Porém, como qualquer grupo especial, a musculação é recomendada desde que seja acompanhada de perto por uma equipe multidisciplinar e um profissional de educação física qualificado, que tenha conhecimento específico nesta área. O profissional deve estar atento a uma série de fatores, pois da mesma forma que a musculação pode beneficiar, também pode prejudicar.
A musculação também vai levar à diminuição de gordura corporal, do colesterol LDL e aumento de massa muscular. Estes benefícios são especialmente importantes para diabéticos, pois ajudarão a prevenir doenças comumente associadas à diabetes como hipertensão, doenças coronarianas e outras.
Procure sempre profissionais qualificados, devidamente certificados, para que possam lhe orientar e acompanhar da melhor forma possível, tomando todos cuidados necessários para sua saúde.