Papo de Mulher Vanice Czeletzki

Não é só de fórmulas que vive o nosso cabelo

Vanice Czeletzki
Escrito por: Vanice Czeletzki

Cabelos bem nutridos é totalmente possível conseguir,  com centenas de cosméticos que o mercado disponibiliza, mas não podemos nos apegar somente em  recupera-los, mas a prevenir o desgaste natural dos fios.

Uma boa alimentação tem função excepcional sobre nosso organismo de forma geral, assim como a água também previne e até cura algumas doenças, mas o que ainda por muitos não é visto como parte do organismo é o nosso cabelo, através do cabelo é possível perceber a deficiência de vitaminas. Cabelos opacos sem brilho e quebradiços  podem ser um alerta de que as coisas não vão bem.

Nem sempre o desgaste estará ligado a processos químicos, e claro podemos perfeitamente reparar isso com tratamentos cosméticos, mas vale lembrar que a prevenção vale mais.

Vou dar algumas dicas de alimentação que pode reverter em benefícios múltiplos, cabelo e corpo .

Ferro: encontrado em alimentos como carnes, miúdos, espinafre, brócolis, lentilha, e feijão.A deficiência desse mineral pode causar queda capilar.

Zinco: estimula a multiplicação das células , favorecendo o crescimento e fortalecimento dos fios, além de reduzir a oleosidade

Principais fontes carne, fígado, gema de ovo, grãos, crustáceos, farelos de trigo e nozes.

Magnésio: é essencial na formação de proteína que constitui os fios, assim como a queratina e pode ser encontrados na carambola abacaxi e frutos do mar melão e nozes.

Potássio: mantém a flexibilidade e a hidratação é está presente nas carnes magras, amêndoas, uvas, e semente de girassol.

Cobre: ajuda no crescimento e age nos pigmentos da cor as fontes são nozes, castanhas, legumes, grãos integrais, crustáceos e fígado.

Cálcio: a falta do mineral deixa os cabelos mais finos e quebradiço por isso o consumo de leite e derivados , sardinha e salmão são importantes.

Proteína: estimulam o crescimento e fortalecimento do cabelo encontramos em carne vermelha, frango peixe e ovos, queijos e derivados e grãos.

Vitamina C : antioxidante e contribui nas células dos fios, principais fontes são, morango, laranja, limão, acerola, tomate e folhas verdes.

Vitamina E: previne os radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo, fonte óleos vegetais, nozes amendoim peixes, verduras e gema de ovo.

Ácidos graxos e poliinsaturados , os mais conhecidos são ômega 3 ômega 6 hidratam e dão força e brilho para os cabelos as fontes são linhaça, salmão atum, sardinha, azeite, nozes, castanhas olho de soja canola e milho.

Lembre-se  devemos consumir de 8 a 10 copos de água por dia!

É simples a receita para o  equilíbrio de vitaminas e nutrientes, embora particularmente,  tenho minhas falhas, mas as dicas são valiosas e a prevenção sempre é a melhor alternativa .

Grande abraço!
Vanice Czeletzki
Imagens: reprodução

Sobre o autor

Vanice Czeletzki

Vanice Czeletzki

Formada pela Escola de Cabeleireiros Ondina.
Qualificada pelo núcleo de empresas juniores da Unicamp
integrante do grupo de Elite Expert Team Wella Professional Brasil.
Formada em Visagismo e proprietária da empresa Terapia da Beleza.
Hairstyle na empresa Terapia da Beleza.
Especialização em extensão de cabelo Mega Hair na Europa Itália.

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