Jane Rezende Saúde

O desafio de ser pai atualmente

Redação
Escrito por: Redação

Por Jane Rezende – Atualmente, os filhos têm fácil acesso às informações de forma ampliada, e com uma   velocidade como nunca vista antes principalmente via internet, desafiando os pais a terem mais sabedoria, resiliência, aprendizado para educar os filhos.

Isso, nos mostra que precisamos nos prepararmos e capacitarmos como pais.

A partir daí entender como funciona nossos filhos psicologicamente, emocionalmente e espiritualmente, associado aos valores do padrão familiar e se encontrar no estado de presença na vida dos filhos predispõe a se passar esses momentos educacionais com menos dificuldade e melhor resultado no desenvolvimento desse(s) filhos

Esses ensinamentos são diretrizes capazes de estabelecer orientações seguras quanto às decisões a serem tomadas de acordo com cada situação que surja e necessite intercessão educativa.

Valores como honestidade, colaboração, de fraternidade, respeito a si e ao próximo, são exemplos que quando ensinado desde tenra idade favorece ao desenvolvimento de uma personalidade mais equilibrada .Além do que a congruência deve estar presente, ou seja, aquilo que ensino como pai o faço também sendo exemplo nas atitudes e isto é muito importante na formação dos filhos.

Como pai, devo ter conceitos e ações que sejam expressão da verdade. que não variem de época em época e nem de localidade.

Sendo assim eu como pai antes devo educar-me, para posteriormente educar. E isto conseguimos fazer com a postura de aprender antes e com o aprendizado ensinar posteriormente. Não esqueçamos que aprendemos muito mais com nossos filhos do que possamos imaginar.

Não é possível ensinar o que não se sabe e dar o que não se tem.

Atualmente a presença e a atuação do pai na educação do filho, esta, muito mais acentuada que antes, pois há uma participação maior destes na vida de seus filhos. A mulher atualmente precisa trabalhar fora, observamos muitas vezes que pais trabalham mais em casa, ficam algumas vezes em casa em comum acordo quando a mãe por esta ter mais vantagens em seu trabalho fora de que seu companheiro, sendo essas situações, alguns exemplos da atualidade.

Antes o pai tinha um papel mais distante e hoje se dar lugar a um pai cada vez mais participativo desde o processo gestacional até ao cuidado direto relacionado ao filho.

Com muita satisfação observo no consultório a participação dos pais desde a gestação até ao acompanhamento, nas consultas pediátricas, ao interesse pelos cuidados e desenvolvimento do seu filho(a).

É necessário saber que a presença do pai tem importância no desenvolvimento global da criança, sendo um fator protetor para o desenvolvimento de problemas psicológicos, sociológicos, emocionais dessa criança.

A partir desse conhecimento observamos que há um bom desenvolvimento cognitivo e emocional da criança e um equilíbrio em relação ao casal.

Sendo assim a função dos pais tem uma importância no desenvolvimento global da criança.

A família forma a primeira identidade social da criança e é neste ambiente que ocorre a internalização dos valores, da visão do mundo, da formação de crenças fortalecedores ou limitadoras, normas a serem cumpridas ajudando no desenvolvimento de um ser mais equilibrado e capacitado a vencer as próprias dificuldades como as  dificuldades externas.

Imagens: reprodução

 

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: