Cultura Flávia Camile

O ENEM recebeu algumas alterações para este ano que merecem ser compreendidas

Flavia Camile
Escrito por: Flavia Camile

Por Flávia Camile – O ENEM (Exame nacional do Ensino Médio) recebeu algumas alterações para este ano que merecem ser compreendidas.

Inscrições: de 7 a 18 de maio (Taxa – 82,00)

Isenção de taxa de inscrição – de 02 a 11 de abril

DATA DO ENEM

4 e 11 de novembro

CONTEÚDOS DA PROVA

Como era antes: Primeiro domingo – Ciências Humanas e Ciências da Natureza, enquanto o segundo domingo era de Redação, Linguagens e Matemática.

Como é agora: Primeiro domingo – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias + Redação + Ciências Humanas e suas Tecnologias. Segundo domingo: Matemática e suas Tecnologias + Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

TEMPO DE PROVA

Como era antes: No segundo dia de prova, os candidatos tinham 4 horas e 30 minutos para resolver as 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Como é agora: O segundo dia de provas contará com 30 minutos a mais para resolução das questões de Ciências da Natureza e Matemática. Agora os candidatos terão 5h30 de prova no primeiro dia e 5h no segundo.

No primeiro dia as provas terão duração máxima de 5 horas e 30 minutos. No segundo, uma hora a menos: 4 horas e 30 minutos.

REDAÇÃO

Como era antes: A Redação do Enem costumava ser aplicada no 2º dia de prova, junto com Matemática e Linguagens.

Como é agora: A redação é aplicada no 1º domingo de prova, mesmo dia das provas de Linguagens e Ciências Humanas.

  • Competência 1 –Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
  • Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3 –Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5 –Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

DIREITOS HUMANOS

Como era antes: Textos que apresentassem trechos, argumentos ou proposta de intervenção que ferisse os Direitos Humanos eram anuladas.

Como é agora: A redação que desrespeitar os Direitos Humanos não será mais zerada, mas terá a pontuação total reduzida, ou seja, a competência 3 e 5, que valem 200 pontos cada, poderão receber nota zero e a nota final do candidato ser no máximo de 600 a 800 pontos.

DIPLOMA DE ENSIONO MÉDIO

O Enem também era usado como meio de obter o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Como era antes: Hoje em dia, o certificado de conclusão do Ensino Médio não é mais emitido através do Enem. Para conquistar o diploma, alunos que não terminaram o Ensino Médio em idade regular devem prestar o Encceja.

REMARCAÇÃO DE PROVA

Como era antes: O edital do Enem de 2017 não informa sobre os procedimentos de solicitação de reaplicação de prova em caso de problemas logísticos durante o Exame.

Como é agora: Esse ano, o candidato que tiver problemas logísticos durante a aplicação do Enem vai poder solicitar a reaplicação da prova em até 5 dias úteis após o último dia de Exame. A Comissão de Demandas irá julgar individualmente os casos e a decisão será comunicada para o candidato por e-mail e SMS.

ISENÇÃO DE TAXA:

Como era antes:

Só quem podia ser isento do pagamento da taxa de inscrição do Enem eram aqueles inscritos no terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas.

Como é agora:

Só poderá solicitar a isenção de taxa os Inscritos no CadÚnico – cadastro do governo federal que reúne famílias em situação de pobreza e pobreza extrema – e participantes do Encceja do ano passado também poderão solicitar isenção.

De modo geral, as alterações vieram apenas para contribuir ainda mais com os candidatos. O ideal é que os vestibulandos comecem a se preparar desde já para as provas, assim se sentirão mais seguros no dia.

Imagem de capa: Reprodução

Sobre o autor

Flavia Camile

Flavia Camile

Flávia Camile atua como professora, atriz e escritora há mais de 12 anos,
desenvolvendo trabalhos voltados para a escrita de inúmeros gêneros e
já tendo recebido prêmios literários em diversos concursos nacionais.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: