Jane Rezende Saúde

O que é Febre Reumática?

Jane Rezende
Escrito por: Jane Rezende

Por Jane Rezende – Febre Reumática é uma doença inflamatória que pode comprometer as articulações, o coração, o cérebro e a pele de crianças de 5 a 15 anos.

Ela acontece após uma infecção de garganta causada por uma bactéria chamada Streptococcus. A infecção de garganta apresenta febre, dor de garganta, gânglios no pescoço, placas purulentas na garganta ou vermelhidão intensa.

Geralmente a partir de duas semanas após a infecção a Febre Reumática pode surgir.

Nem sempre quem tem a infecção de garganta terá a Febre reumática. Quem apresenta tem já a predisposição genética ou pode herdar essa predisposição de familiares.

Infelizmente ainda não se tem exames para saber quem pode ter essa predisposição ou não.

A febre reumática geralmente se apresenta um quadro de artrite, que é< uma inflamação nas articulações, dificuldade de andar, inchaço em grandes articulações como joelhos, tornozelos, comprometimento do coração apresentando sopro cardíaco, da frequência cardíaca, cansaço, podendo deixar sequelas devido a lesão. Quadro neurológico chamado coreia caracterizada por fraqueza nos braços, irritação, movimentos involuntários de braços e pernas

Cabe ressaltar que nem sempre a febre se apresenta na febre Reumática. É mais comum sua presença no momento da infecção de garganta.

O diagnóstico é feito através do quadro clinico já citado acima como dor e inchaço nas articulações, sopro cardíaco, coreia, alterações específicas no exame de sangue, história anterior de infecção de garganta.

O tratamento se baseia inicialmente em retratar a infecção de garganta, mesmo que tenha sido dias atrás, tratar o quadro da artrite, da cardiopatia se estiver presente.

Há o tratamento prolongado a cada 3 semanas no mínimo de 5 anos e se houver cardite até 25 anos.

A retirada das amigdalas após um quadro de infecção não há indicação pois mesmo quando se faz essa cirurgia pode se ter a faringite pelo estreptococo.

Logo em casos de infecção de garganta deve-se fazer o tratamento correto para sua melhor prevenção.

Imagens: reprodução

Sobre o autor

Jane Rezende

Jane Rezende

Jane Rezende é médica pediatra.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: