Marco Regadas Saúde

O uso da cafeína na atividade física

Marco Regadas
Escrito por: Marco Regadas

Por Marco Regadas – Muitos praticantes de atividades físicas têm utilizado diversos tipos de substâncias em busca de resultados mais rápidos para seus objetivos, substâncias estas que podem ser encontradas em alimentos, medicamentos, suplementos alimentares ou em formas que podem ser manipuladas.

Uma das substâncias mais consumidas é a cafeína, embora não seja um componente necessário para uma dieta regular saudável. Encontrada em bebidas consumidas diariamente, esta substância mostra a sua influência sobre a sociedade, visto que a utilizam para a melhora no desempenho das atividades físicas, no desempenho esportivo e para acelerar o processo de redução da gordura corporal.

 

Por décadas, pesquisadores investigam o potencial da cafeína para melhorar o desempenho em atletas e os resultados a classificam como um estimulante moderado e um recurso ergogênico para as atividades cardiovasculares e em exercícios de alta intensidade.

A cafeína possui mecanismos específicos de ação central e periférica que são capazes de desencadear importantes alterações metabólicas e fisiológicas, resultando na melhora do desempenho em atividades físicas, como, por exemplo, o aumento da resistência e a diminuição da fadiga muscular.

Embora os resultados demonstrem os benefícios quanto ao uso da cafeína, este deve ser controlado e bem orientado, visto que os estudos foram realizados em atletas e não se tem informações suficientes para pessoas comuns.

Portanto, procure um profissional adequado para informações sobre a utilização da cafeína e também para iniciar qualquer programa de treinamento.

Imagens: Reprodução

Sobre o autor

Marco Regadas

Marco Regadas

Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: