Jane Rezende Saúde

Pilares da saúde infantil; o afeto dos pais é o princípio vital da mente e da emoção da criança

Jane Rezende
Escrito por: Jane Rezende
Saúde temos como um dos conceitos:

Por Jane Rezende – Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital.

A infância é o período inicial do desenvolvimento do ser humano e trás todas as suas peculiaridades e como todas as etapas da vida, se torna ideal uma adequada condução para que formemos um sistema neurológico, fisiológico, emocional e físico adequados para se ter uma boa qualidade de vida até a velhice.

Portanto vai acontecendo uma adaptação e um aprendizado global neste ser em formação.

Quão importante é para os pais se perguntarem e terem consciência desde a chegada do seu filho alguns acontecimentos dentro de seu próprio mundo como:

Em que circunstâncias internas e externas e com que sentimentos nosso filho foi gerado?

Que consequências poderia resultar disso?

Como foi e é, nosso relacionamento como casal, conosco mesmo e com familiares?

Como as circunstâncias que nos envolve influenciara no despertar do nosso filho?

A partir dai observamos alguns fatores que são tão necessários ao equilíbrio desse ser em formação:

  • O amor materno, o afeto dos pais é o principio vital da mente e da emoção da criança, sendo este a base para a saúde da criança.

A criança vem ao mundo com a necessidade fundamental de ser amada, ser cuidada, amar-se e amar ao outro. Ao não receber este amor choram, chamam atenção em forma de doença psíquica e psicossomática.

  • Alimentação que se inicia com o aleitamento materno que dentre muitas vantagens faz parte do inicio do desenvolvimento imunológico do bebê, importantíssimo no vínculo do binômio mãe e filho, desenvolvimento neuro motor e emocional.

Posteriormente vem a complementação da alimentação infantil onde esses alimentos devem ser sempre naturais, equilibrados em sua distribuição, livres de corantes e conservantes pelo menos até dois anos de idade, onde o intestino vai adquirindo sua maturidade, evitando-se assim doenças em vários aparelhos do corpo como também previne distúrbios de comportamento, aprendizado.

  • O movimento que é algo natural e necessária, antigamente não era valorizado por não se ter conhecimento de tal importância.

Hoje as crianças dispõem de pouco espaço físico, saem menos devido ao trabalho dos pais, excesso de atividades escolares, e fator segurança principalmente em relação a grandes cidades impossibilitam a um movimento tranquilo, próprio para cada idade e que dê prazer a essas crianças.

O movimento desde o inicio com peculiaridade de cada fase da infância é fator primordial para maturação neuromotora, aprendizado, desenvolvimento de segurança, produção de neurotransmissores do bem estar e segurança psicológica.

Aqueles que desde o inicio se movimenta muito também são os que, na vida, tende a se movimentar mais. Há um aprendizado neural.

  • Relaxamento importantíssimo em uma época onde a pressa é vivenciada em toda a parte.

Estudos em uma Universidade americana comprovam o quanto o relaxamento após o almoço é importante e leva a uma profunda regeneração celular e nos capacita a desenvolver melhor o trabalho no período da tarde. Mas, não devemos esquecer de respeitar o sono da criança em seus períodos do desenvolvimento que irão mudando de acordo com seu crescimento. Importa sim momentos de relaxamento dos pais com seus filhos em cada momento que se possa participar e nesses momentos cantar, contar estórias, embalar seus filhos no colo, pois isso propicia a entrada em um movimento respiratório mais tranquilo, diminuição da frequência cardíaca e mais acalmia.

O que observa-se hoje na maioria das vezes é cansar a criança mental e fisicamente para que tenham uma boa noite de sono, devido a própria vida dos pais que na maioria das vezes é muito cansativa.

Portanto ideal pensar no estilo de vida familiar para se ter uma melhor qualidade na convivência de todos, crianças mais saudáveis fisicamente, emocionalmente e psicologicamente.

Imagens: Reprodução

 

Sobre o autor

Jane Rezende

Jane Rezende

Jane Rezende é médica pediatra.

Deixe um Comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: