Z1 Cidades

Piracicaba: Saúde confirma casos de morcego com raiva em sete bairros

Redação
Escrito por: Redação
Animais diagnosticados com a doença foram recolhidos em diferentes regiões da cidade; vacinação de cães e gatos é gratuita e começa em 15 de setembro.

A Secretaria de Saúde de Piracicaba (SP) confirmou sete casos de raiva em morcegos em 2018. Os animais foram capturados em sete bairros diferentes, nas regiões Norte, Centro, Sul e Oeste da cidade.

De acordo com a Prefeitura, 190 animais foram recolhidos no município e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo para análise neste ano. O número quase alcança o total de ocorrências em todo ano passado, quando foram registrados oito casos.

Os casos foram confirmados no Jardim Europa, na Vila Rezende, Javary, Caxambu, Castelinho, Centro e Jardim Monumento. “Do total, um dos morcegos era frugívoro, que se alimenta de frutos, e outros sete, insetívoros”, afirmou a Prefeitura em nota oficial.

O primeiro diagnóstico de raiva em morcego foi divulgado pela Prefeitura em fevereiro deste ano. O animal foi encontrado em um edifício no Centro, na rua Rua Regente Feijó.

A campanha de vacinação antirrábica na área urbana de Piracicaba (SP) acontecerá de 15 setembro a 10 de novembro. A meta da Prefeitura é vacinar 29 mil animais, entre cães e gatos. Serão 162 postos de vacinação, em 9 sábados. De acordo com o CCZ, este ano serão 10 postos a mais em relação a 2017.

O médico Veterinário do CCZ, Paulo Lara ressalta que os morcegos doentes estavam em diversas regiões da cidade, em alguns casos, em bairros distantes um do outro. Ele alerta para o fato estarem espalhados por todo o município. “Isso exige cuidado especial com os animais domésticos, para que sejam imunizados contra a doença”, disse o especialista.

A Secretaria de Saúde informou que, em 2017, outros oito morcegos foram diagnosticados com a doença. Dois dos animais foram encontrados nos bairros Parque Orlanda, um no Glebas Califórnia, um no Vila Fatima, um no Algodoal, um no Bairro Alto, um no Jupiá e outro no Centro. No ano passado, 447 animais foram recolhidos para análise.

A orientação da Prefeitura é que cães e gatos que tiveram contato com morcegos sejam vacinados imediatamente.

O canil do Centro de Controle de Zoonoses fica na Rua dos Mandis, S/Nº, no Jupiá. A vacina é gratuita e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, aos sábados, das 8h30 às 10h30 e das 12h às 14h30.

Raiva

raiva é uma doença transmitida de animais para o homem, causada por um vírus. Os seres humanos são infectados pela raiva ao entrarem em contato com a saliva de animais infectados. Essa transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões ou até lambidas.

O que é raiva humana?

raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. Quase 100% dos pacientes contaminados vão a óbito. O vírus causador da doença acomete o sistema nervoso central do infectado, ocasionando uma encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço) que geralmente evolui rapidamente.

Imagem: Prefeitura de Piracicaba

Com informações do G1

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: