Polícia Militar de SP afasta policial que arrastou homem negro algemado em moto

“É um escárnio. A sociedade não pode tolerar um episódio desses, que fere todos os protocolos da PM e atenta ferozmente contra a dignidade da pessoa humana”, disse Elizeu Lopes, ouvidor da polícia

Vídeo viralizou nas redes sociais e provocou indignação . Foto: Divulgação

O agente da Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) que algemou um homem negro a uma moto da corporação e, depois, o arrastou foi afastado, nesta quarta-feira (1), das atividades de rua pelo comando da PM-SP.

A ação arbitrária do policial foi registrada por motoristas que transitavam pela Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, em São Paulo, nesta terça-feira (30), e repercutiu muito nas redes sociais.

O comando decidiu pelo afastamento do agente do serviço operacional e pela instauração de um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o caso.

De acordo com a corporação, a prisão do suspeito ocorreu durante a operação “Cavalo de Aço”, que é voltada à abordagem de motociclistas, realizada na avenida em questão, de acordo com a Folha de S.Paulo.

Elizeu Soares Lopes, ouvidor da polícia, afirmou que pediu uma investigação para a Corregedoria da PM e reiterou que a Ouvidoria vai acompanhar o caso.

Ouvidor da PM avalia o ato como similar aos adotados no tempo da escravidão

Ele afirmou que as imagens são “estarrecedoras” e lembram atitude adotadas no tempo da escravidão.

“Não me vem outra imagem na minha cabeça a não ser essa. É um escárnio. A sociedade não pode tolerar um episódio desses, que fere todos os protocolos da PM e atenta ferozmente contra a dignidade da pessoa humana. Ali é uma atitude deliberada para degradar a imagem da pessoa. Submeter o cidadão a uma humilhação plena”, destacou.

“A Polícia Militar repudia a forma como o detido foi conduzido, que afronta todos os protocolos da instituição, e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e fazer cumprir as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta”, disse a PM-SP, em nota.

Vídeo mostra policial praticando tortura

O vídeo que circulou nas redes sociais, na terça (30), mostra um policial militar adotando uma prática de tortura. Nas imagens, é possível ver que um homem negro está algemado à motocicleta do policial e é puxado com o veículo em movimento.