O Deic – Departamento Estadual de Investigações Criminais – é um órgão da Polícia Civil do Estado de São Paulo criado em 1969, que atua como polícia judiciária na apuração de crimes praticados contra o patrimônio, veículos e cargas e investigações gerais, além de incorporar uma divisão de operações especiais que conta com unidades como o Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos) e o Ger (Grupo Especial de Reação). Ao todo, o Deic possui em sua estrutura seis divisões policiais e 18 unidades especializadas.
Fazem parte do Deic o Disccpat (Divisão de Investigações Sobre Crimes Contra o Patrimônio), Divecar (Divisão de Investigações Sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas), Dig (Divisão de Investigações Gerais) e Doe (Divisão de Operações Especiais).
Balanço do primeiro trimestre de 2019
Nos primeiros três meses deste ano, o Deic realizou algumas operações especiais, como a 3ª fase da “Desmonte”, para combater o comércio ilegal de peças de veículos – e consequentemente contribuir para a redução dos índices de roubos e furtos de automóveis – e também a “Tela Quente”, que desmantelou uma quadrilha especializada em roubo de carga de aparelhos eletrônicos.
Além disso, o departamento participou de ações especiais de segurança durante o Carnaval e integrou megaoperações como a “Odin”, que envolveu outros departamentos da Polícia Civil em todo o Estado de São Paulo. “O foco do trabalho do departamento é o combate ao crime organizado visando os crimes contra o patrimônio. A importância do trabalho do Deic pode ser observada a partir das estatísticas de produtividade”, afirma Patrícia Carbone, delegada de polícia coordenadora da Unidade de Inteligência Policial.
Apenas no período que compreende o primeiro trimestre de 2019, o Deic prendeu 287 pessoas em flagrante, apreendeu 32 armas, e instaurou 491 inquéritos. Com informações da SSP/SP