Indaiatuba

Prefeitura promove intensificação da vacina contra febre amarela na próxima semana

Redação
Escrito por: Redação

A Prefeitura de Indaiatuba realiza entre os dias 09 e 13 de abril uma intensificação da imunização contra a febre amarela. Nesses dias a UBS (Unidade Básica de Saúde) 7, no Jardim Morada do Sol, e o Hospital Dia “Dr. Renato Riggio Júnior” estarão funcionando das 17h às 19h especialmente para a imunização das pessoas que não puderam comparecer a uma unidade de saúde para se vacinar em horário comercial. O atendimento será feito por livre demanda.

A secretária de saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, argumenta que, depois do mutirão realizado em fevereiro, esta será mais uma oportunidade para as pessoas se vacinarem fora do horário de trabalho. Ela explica que não é mais necessário efetuar cadastramento junto às unidades de saúde para receber a imunização. “A vacina já está sendo disponibilizada em todas as nossas unidades de saúde por livre demanda. No entanto, recomendamos que os interessados façam contato com o posto de saúde para verificar melhor período ou data para receber a imunização. Isto porque o frasco é multidoses e deve ser administrado logo após aberto, então, para evitar o desperdício, o ideal é concentrar um número maior de interessados em um único período, por exemplo”, comentou.

No final de março a Secretaria de Saúde recebeu novo lote com 20 mil vacinas contra a febre amarela. Desde o início do ano o deputado Rogério Nogueira (DEM), a pedido do prefeito Nilson Gaspar (MDB), têm solicitado ao Governo do Estado um reforço no abastecimento das vacinas para Indaiatuba e, por meio desta intervenção, o município já recebeu 45 mil doses da vacina somente em 2018. Para receber a vacina basta comparecer a uma das unidades de saúde portando carteira de vacinação, documento com foto e um comprovante de endereço.

Indaiatuba não registrou nenhum caso de febre amarela, em humanos ou macacos. Dos oito casos suspeitos notificados este ano em humanos, seis foram descartados e dois aguardam resultados dos exames. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, vinculado à Secretaria de Saúde, aproximadamente 75% da população do município já está imunizada contra a doença.

A vacina contra a febre amarela é contra indicada para gestantes, puérperas que estejam amamentando, bebês com menos de seis meses, pessoas com baixa imunidade e portadores de doenças crônicas ou que estejam fazendo determinados tratamentos de saúde. Pessoas com 60 anos ou mais podem tomar a vacina sem autorização médica, desde que estejam saudáveis. No caso de dúvida a Secretaria de Saúde orienta que as pessoas procurem uma unidade de saúde para obter as devidas orientações.

 

SERVIÇO:

 

HOSPITAL DIA: Av. Visconde de Indaiatuba, 199 – Vila Vitória I / Telefone: 3825-6430

UBS 7: Rua José de Campos, 709 – Jardim Morada do Sol / Telefone: 3935-5012/3338

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Indaiatuba.

Imagem de capa: Reprodução

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: