Preparado para a volta às aulas? Descubra as características do signo de cada professor

O jeito de dar aulas, de lidar com provas e alunos mudam de acordo com a influência dos astros

Reprodução

 A volta às aulas está chegando e, com o novo ano escolar, os alunos se deparam também com novos professores. Este encontro gera muita expectativa, mas a astrologia pode ajudar a entender melhor o jeito dos educadores e melhorar ainda mais a convivência durante todo o ano letivo.

A astróloga Sara Koimbra descreve o docente de cada signo e dá aquela forcinha para tornar o início das aulas ainda mais incrível.

Áries – O professor ariano é aquele que vai respeitar e tratar igual a todos, alunos, funcionários, diretoria, etc. Justamente por isso, ele também tende a ganhar bastante respeito de todas as pessoas no ambiente escolar. Se incomoda e trabalha para impedir qualquer tipo de injustiça. Em relação aos alunos, ele é aquele que não deixa escapar nada. Muito sucinto e muito lúdico na maneira de ensinar, o que ele passa sempre é muito marcante, fixa muito fácil na cabeça dos alunos. Tudo isso porque ele é do elemento fogo que é uma energia que contagia a todos. Geralmente, é muito apaixonado pelas matérias que leciona, é espontâneo o suficiente para manter os alunos envolvidos e tende a transmitir o amor pela aventura, o prazer de experimentar ideias novas e outros ideais.

Touro – O professor de touro é mais aterrado, que fixa muito as coisas e trabalha muito nos alunos para que eles memorizem. Por ser regido por Vênus, ele é mais amável. É o tipo de professor confiável e previsível, que não gosta de mudança, então muito provavelmente tem o modus operanti típico dele. Não gosta de perturbações durante a aula e vai a fundo na questão dos ideais da matéria que tem que ser passada e no que os alunos têm que aprender. Além disso e fora isso, é extremamente paciente porque são características do signo a perseverança e a paciência. Geralmente, está disposto a dar atenção extra para os alunos que precisam, por causa dessa regência de Vênus, e é persistente, não desiste de tentar ajudar o aluno, não importa o quão difícil seja.

Gêmeos – A sala de um professor de gêmeos nunca é silenciosa, porque ele vai falar bastante, nunca é chata, porque ele é muito versátil, e vai ser bem abrangente na questão de temas. Se ele dá aula de história, por exemplo, pode não sair do tema, mas vai fazer de tudo para linkar aqueles fatos para trazer muito mais conteúdo para os estudantes. Ele é perfil que vai além do óbvio e do essencial que tem para entregar. É um professor que gosta muito de conversar com os alunos, de ter uma interação, de fazer todos na sua aula pensar, de falarem com ele. É exigente também em termos de comunicação: não vai deixar passar despercebido um texto mal escrito, uma gramática não elaborada da maneira correta ou uma ideia superficial sobre determinado assunto.

Câncer – A educação com um professor de câncer é uma coisa que está sempre em mudança, porque a Lua é fase. Então, ele pode ter um período com uma pegada mais sensível, romântica, poética, uma fase mais humana ou uma fase mais matemática e até mesmo ser mais expansivo e mais acolhedor ou até nem tanto, mas está sempre se adaptando ao ambiente. É aquele que sente a emoção dos alunos e que, além de trazer o básico, também se preocupa muito em acolher tanto de forma didática como emocionalmente. Também tem bastante senso de humor, o que pode ajudar, por exemplo, a suavizar os ânimos alterados em sala de aula. É muito criativo, por isso é bom em pensar fora da caixa e incentivar o aluno a encontrar maneiras únicas de se expressar e de aprender. A espontaneidade também faz parte desse perfil que fazem o suficiente para manter as coisas frescas e vivas na cabeça dos alunos, além de ser ótimo para provocar reflexão.

Leão – Regido pelo Sol, o professor deste signo é aquele que chama a atenção, gosta de holofote e brilha de alguma forma. Ele é auto expressivo. Tudo isso combinado com a personalidade naturalmente calorosa por ser um signo de Fogo. É aquele que os alunos vão lembrar para o resto da vida porque não tem só a questão da personalidade, mas da liderança nata. As pessoas os admiram não por imposição e sim pela pessoa que ele é. Cheio de energia, aborda as tarefas com muito otimismo e entusiasmo. Tem carisma, porque também gosta de se divertir dando aula. É muito generoso e tem intrinsicamente nele a questão de formar cidadãos, outros líderes, pois quer de verdade formar cidadãos para deixar para o mundo, que vão fazer a diferença. Um leonino quando faz algo que ama, contagia as outras pessoas. Os alunos vão sentir esse amor e vão admirá-lo.

Virgem – Um professor de virgem é orientado sempre para os detalhes, sendo muito analítico e prático. Uma sala de aula com professor virginiano é muito organizada e funcional. Ele segue sempre um ritual de rotina, como um reloginho. Os alunos aprendem com um professor virginiano porque ele não deixa passar detalhe nas dificuldades de cada um e não se importa em se doar extremamente para que o contexto que está passando seja internalizado. Não importa a matéria que ele ensina, pois adora o que está ensinando e isso automaticamente reflete para os alunos. Deixa sempre os alunos entusiasmados, não só com o aprendizado, mas também em ir mais longe. Ajuda a fomentar o desejo de aprender nos alunos porque ele mesmo tem muito isso, pois é muito curioso. Consegue fazer qualquer aluno se interessar na matéria pela riqueza de conteúdo e instiga nos alunos a alegria do mundo, de se abrir para outras coisas, com pequenos detalhes que podem fazer diferença na vida.

Libra – Este é um verdadeiro mediador refinado. Um professor de libra tende a ser gentil e moderado. É aquele que ajuda as pessoas ao redor e vai se sentir seguro e feliz com isso. Está sempre buscando equilíbrio e harmonia, e por isso, pode achar difícil trabalhar com alunos estressados demais ou que não prestam atenção. Tem um foco imenso na questão da justiça e cria uma esfera na sala de aula que é muito justa, onde os alunos são impelidos a pensar nas coisas com essas questões de mediação, equilíbrio e senso de justiça. É muito amável, mas não gosta de uma sala de aula de adolescentes rebeldes, que não querem saber da aula. Tenta mediar o conflito no primeiro momento e se não consegue, para não perder a energia de equilíbrio, pode sair da aula e deixar todo mundo lá. É o professor mais indicado para pessoas mais maduras ou para matérias que são um pouco mais abstratas e culturais.

Escorpião – Professor de escorpião quer deixar a marca no mundo, transformar o aluno e o mundo por meio dos alunos. Ele vai à fundo nas coisas, bate de frente e quer ter o domínio da sala de alguma forma. É conhecido pela paixão implacável e pela intuição, e os alunos vão procurá-lo pelo charme e senso de humor. Geralmente é o tipo de professor sarcástico e sagaz. Para alunos um pouco mais inteligentes, ele é muito bom porque, com esse estilo sarcástico, consegue envolver essa parcela que tem a mesma energia. Só que é o tipo de professor que tem sempre que lembrar de refrear um pouco a própria emoção na hora de dar aula, mas é divertido na maior parte do tempo.

Sagitário – O professor sagitariano é leve, otimista, bem-humorado, inteligente e altamente cultural. Aborda os alunos de uma maneira muito contagiante e se dão muito bem com adolescentes e com crianças porque consegue trazer essa leveza para a aula. Como ele tem o amor natural para aventuras, isso torna a sala de aula perfeita para quem não gosta de coisas feitas todo dia do mesmo jeito, já que ele não é rotineiro e nunca se sabe como vai ser a aula dele, mas são extremamente cativantes.

Capricórnio – Professor de capricórnio é aquele que quer resultado e é extremamente responsável e exigente. É extremamente sincero e do tipo que os alunos nunca esquecem por causa da administração em relação ao que tem para oferecer e o resultado que eles esperam. Tem uma tática incrível pois é regido por Saturno, aquele que ensina e têm sucesso no que ensinam. Então geralmente avalia os alunos e os trabalhos muito rápido. É prático com planejamento de aula, mas também possui algumas fagulhas de criatividade para manter as coisas animadas, mesmo sendo considerado um professor mais sério, talvez por conta da sua inteligência. Acredita muito nos alunos e vai fazer de tudo para ajudá-los também de alguma forma. É visto como conselheiro e é o típico perfil a quem os alunos pedem dicas.

Aquário – Professor deste signo inspira e sempre marcha rumo a um novo propósito, mostrando uma nova maneira de pensar. Celebra o potencial da educação para estimular o progresso nos alunos, no mundo, na sala de aula, e os incentivam a replicar esse comportamento também fora da aula. Muito original, tem uma necessidade de estímulo constante para os assuntos da escola. Geralmente é muito voltado a causas sociais, políticas e históricas, além de ser divertido. É o tipo que gosta de dar aula online, que traz PowerPoint para aula, incentiva os alunos a aprenderem pelo tablet. Moderno, se adapta facilmente às situações mais tecnológicas para ensinar.

Peixes – O professor de peixes é compassível, gentil e tem empatia com os alunos. Celebra o sucesso e lamenta as perdas dos alunos como se fossem dele. É ótimo perfil para ensinar arte, pois tem essa coisa intuitiva, artística, então sempre encontra maneiras de ensinar além dos meios tradicionais. Também é voltado às necessidades do aluno e gosta de fazer o aluno sonhar e o incentiva a ir atrás dos sonhos. É imaginativo e nada convencional, e o objetivo dele é sempre criar novas maneiras de pensar, para que os estudantes possam abrir a cabeça por meio dos mundos, das novas concepções. Procura ensinar aos alunos o valor das coisas fora de uma linha óbvia de perspectiva. É aquele professor que pode dar aula fora da sala, em um parque ou até mesmo dentro de um museu.

Sara Koimbra atua há mais de 10 anos como astróloga, numeróloga e taróloga. Alia seus conhecimentos a terapias e orientação vocacional para adolescentes em busca da primeira profissão e adultos que querem se reinventar profissionalmente. Atua também com avaliação da política usando suas técnicas.

sarakoimbra.com.br

instagram.com/sarakoimbra