Z1 Cidades

Quadrilha que explodiu agência em Elias Fausto tinha ao menos 10 homens e três carros; dinheiro do cofre foi levado

Redação
Escrito por: Redação
Prefeitura recomendou demolição por conta dos danos ao imóvel e Banco do Brasil enviará equipe para emitir laudo. Ninguém foi preso.

A quadrilha responsável pelo ataque à agência do Banco do Brasil de Elias Fausto (SP) tinha ao menos 10 homens que usaram no mínimo três carros, segundo a apuração da EPTV com a Polícia Civil. Os criminosos focaram no cofre da unidade, e não nos caixas eletrônicos. Segundo a polícia, R$ 100 mil foram levados, mas a assessoria do banco não confirmou a quantia. Até esta publicação, nenhum suspeito foi preso.

O grupo causou três explosões na unidade durante a madrugada desta quarta-feira (15). Na última delas, o cofre foi violado. Imagens de câmeras de segurança mostram que os criminosos utilizaram fuzis, pistolas, toucas e coletes balísticos. Um dos homens foi flagrado enquanto disparava na direção de uma rua que dá acesso ao banco.

A ação ocorreu durou cerca de 25 minutos, ocorreu por volta de 3h e, com as explosões, todo o imóvel ficou danificado. Paredes apresentaram rachaduras e os vidros foram quebrados. O roubo acordou parte dos moradores do entorno do banco. O engenheiro civil da prefeitura Lourenço Corsi Neto foi ao local e recomendou a demolição.

Os sinais de destruição também foram vistos por toda a rua. Cacos de vidro ficaram espalhados por toda a via e placas pesadas de ferro foram arremessadas a mais de 30 metros. Uma marreta também foi deixada para trás, que pode ter sido usada para entrar na agência. As cápsulas de munição de fuzil ficaram espalhadas pela rua.

Como o alvo dos criminosos era o cofre da agência, eles seguiram para o local assim que conseguiu invadir o imóvel. A sala onde ficava o equipamento ficou destruída, onde até uma viga de concreto caiu com a explosão.

Após recolherem o dinheiro, eles fugiram no veículos e fizeram disparos com armas de fogo em imóveis vizinhos para impedir a aproximação da polícia. Os policiais chegaram a acompanhar os carros e houve troca de tiros. Os suspeitos conseguiram fugir pela Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), que liga Capivari (SP) a Monte Mor (SP).

Moradores pedem segurança

Esta é a terceira vez que a agência é alvo de uma organização criminosa. Por conta disso, os moradores pedem mais segurança na cidade. “A polícia daqui da cidade tem armamento muito fraco para competir com os caras”, lamenta o morador Leonardo de Oliveira.

“A gente fica triste porque vê a cidade em uma situação dessa”, afirma outra moradora.

A prefeitura informou à EPTV que pelo menos 60 câmeras de segurança vão começar a funcionar em novembro. O monitoramento será feito pela Guarda Municipal.

Investigação

A Polícia Civil informou que analisa as imagens do circuito interno da agência para tentar identificar suspeitos do crime, o que não foi possível até a publicação desta reportagem.

Em nota, o Banco do Brasil informou que a equipe técnica vai ao local para dimensionar os estragos, quando será possível falar sobre prazos para normalização do atendimento. “O BB trabalha para normalizar o atendimento o mais rápido possível. Os clientes que necessitarem atendimento e/ou realizar transações que envolvam numerário deverão se dirigir à outras dependências do BB na região, à agência do Banco Postal (Av. Siqueira Campos, 301 – Centro) ou à casa lotérica da cidade (Rua Angelo Carnevalli, s/n – Centro)”.

Segundo a assessoria de imprensa, tanto no Banco Postal quanto na casa lotérica os clientes podem realizar saques, depósitos, consulta a saldos e extratos, empréstimos, recebimento do INSS e pagamento de contas. A rede Banco 24 Horas também pode ser utilizada para transações de saques, consulta a saldos e extratos, pagamentos de títulos e contas de consumo com débito em conta.

“O BB colabora com as autoridades responsáveis pelas investigações policiais, a quem detalhar o assunto”.

Imagem: Reprodução/EPTV

Com informações do G1

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: