Matheus Tocachelo Saúde

Quebrando o platô da queima de gordura

Matheus Tocachelo
Escrito por: Matheus Tocachelo

Por Matheus Tocachelo – Normalmente quem está brigando com a balança, já passou por isso e provavelmente não sabia que o nome dessa barreira, é o platô da queima de gordura, no começo do processo de queima de gordura, consegue perder vários quilos, mas em um certo momento, o peso estaciona, e fica difícil perder mais peso, abaixo vou enumerar algumas dicas para conseguir quebrar essa barreira do platô, para buscar o abdômen definido.

1 .Diminuir a ingestão de calorias:

Para continuar a queimar a gordura, nosso corpo necessita consumir menos calorias do que gasta.

Um erro comum principalmente para quem está no platô, é achar que no treino já consegue queimar muita caloria, e necessita repor a energia  pós treino, estagnando o casto calórico.

O ideal é saber exatamente o número de calorias que você consome diariamente, incluindo comidas e bebidas, com esse valor em mãos, diminua 500 calorias por dia seu consumo.

Esse processo ajuda a aumentar a quantidade de gordura queimada, mas a avaliação mensal ajuda muito para controlar se você está no caminho certo, não tendo medo de realizar as avaliações nem as pesagens, como já diz aquele velho ditado, quem não deve não teme.

2. Adicione um HIIT extra  na semana.

O treino intervalado de alta intensidade, já não é mais novidade para ninguém que tem mais eficiência na queima de gordura, comparado aos treinos aeróbicos de longa duração.

Não é exagero nenhum você dedicar um ou dois dias exclusivamente para fazer o HIIT, assim você consegue dedicar sua energia exclusivamente para esse treino.

3 .Aumentar a ingestão de proteínas.

A ingestão de proteínas está ligada à manutenção de massa muscular do nosso corpo, sendo assim já que seu consumo diário calórico diminui, um consumo maior de proteínas evita que você perca massa muscular, outra vantagem é na hora da digestão, a proteína demora mais tempo para ser digerida comparada à carboidratos ou gorduras, fazendo com que você fique mais saciado, outra vantagem é que demorando mais tempo a digestão, mais calorias você consome nesse processo.

As proteínas são encontradas nos ovos, carnes, peixes derivados de leite e suplementos alimentares.

O mais indicado para saber seu consumo diário de proteínas, é procurar o auxílio de um nutricionista, pois o nutricionista está apto a adequar suas necessidades de ingestão proteica diária.

4. Comer gorduras boas.

Parece contraditório mas para emagrecer o consumo de gorduras boas, encontradas no abacate, coco, salmão, atum, azeite, castanhas entre outros, ajudam a queimar gordura, essas gorduras consideras boas, ajudam a diminuir o nível de colesterol no sangue e os níveis de triglicérides, outro fator que ajuda na queima de gordura, é que essas gorduras consideradas boas, fazem com que você não sinta fome logo após comer.

Não exagerando muito no consumo dessas gorduras, consumindo na quantidade adequada o platô da queima de gordura será quebrado.

5 .Aumente a ingestão de água.

Além de manter hidratado aumentando a performance nos treinos, a ingestão adequada de água evita a diminuição da tentativa do organismo poupar fluidos, fazendo com que o metabolismo desacelere, diminuindo assim a queima de gordura.

O consumo ideal de água não tem um número correto, mas sim um indício nítido na coloração da urina, quanto mais escura a urina estiver é sinal que você está bebendo pouca água, o ideal é uma coloração bem clara, o mais próximo da coloração da água.

Com essas dicas seu corpo voltará a queimar gordura novamente, dificilmente na mesma proporção do início do processo, pois quem chegou ao platô da queima de gordura, já não tem muita gordura mais no corpo.

Lembro que essas são apenas algumas dicas, procure sempre a orientação de um nutricionista e de um professor de educação física, para conciliar da maneira correta uma dieta balanceada, com um programa de treinamento adequado, boa sorte na busca do abdômen definido.

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Sobre o autor

Matheus Tocachelo

Matheus Tocachelo

Formado em educação física pela CEUNSP, pós Graduando em biomecânica e avaliação física aplicada ao treinamento físico ( Estácio de Sá) , Head Coach Box alternativa

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