Saúde e Bem Estar

Receitas de chás com casca de abacaxi, cravo e canela

Redação
Escrito por: Redação

As receitas de chás de casca de abacaxi, cravo e canela sempre são deliciosas e saudáveis. A combinação dos sabores da fruta e ervas agrada o paladar e ajuda a emagrecer. Neste artigo, você aprenderá como preparar os chás e conhecerás os seus benefícios para a saúde.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o hábito de jogar a casca do abacaxi no lixo é um erro muito comum. Essa parte do abacaxi deve ser higienizada e conservada, pois pode ser usada em receitas, sucos, chás e até como adubo.

Em artigo publicado no 25º volume da revista científica ‘Ciência e Tecnologia de Alimentos’ , é evidente a vantagem do consumo das cascas de frutas. “Análises químicas mostraram que as cascas das frutas apresentam, em geral, teores de nutrientes maiores do que os das suas respectivas partes comestíveis”, afirmam as especialistas.

Essa concentração de alguns nutrientes é observada principalmente no abacaxi. “A casca do abacaxi contém mais vitamina C e vitaminas do complexo B do que a polpa, além de ser uma fonte de minerais como cálcio, potássio e ferro”, explica o nutricionista pernambucano Sidrack Lucas Vila Nova.

Portanto, a junção dos benefícios da casca do abacaxi, o cravo e a canela, resultam num chá muito indicado para quem quer emagrecer bem e com saúde. E o melhor de tudo: é uma bebida muito saborosa. Aprenda a preparar os melhores chás com esses ingredientes.

Receitas de chás de casca de abacaxi com cravo e canela

Abacaxi descascado

Esse chá pode ser feito de diversas formas de acordo com a necessidade de cada um (Foto: depositphotos)

As principais receitas de chás que levam casca de abacaxi, cravo e canela em sua composição são:

  • Chá simples de casca de abacaxi, cravo e canela
  • Chá termogênico de casca de abacaxi, cravo e canela
  • Chá detox de casca de abacaxi, cravo e canela
  • Chá verde de casca de abacaxi, cravo e canela

Como fazer chá da casca de abacaxi com cravo e canela

Veja como preparar os chás da casca de abacaxi com cravo e canela. Lembrando que essas são as receitas mais conhecidas e consumidas, mas você pode usar os ingredientes da sua preferência e compor suas próprias receitas.

Chá simples de casca de abacaxi, cravo e canela

Esta é a receita básica do chá, sem nenhuma adição. Em uma panela, coloque 1,5 litro de água e a casca de 1 abacaxi médio. Lembre de lavar bem a casca e cortá-la em pedaços antes de colocá-la na panela. Adicione 1 pau de canela e 5 cravos-da-índia na mistura e espere ferver.

Assim que atingir o ponto de ebulição, mexa a mistura com uma colher e desligue o fogo. Tampe a panela por 10 minutos. Em seguida, retire todos os ingredientes de dentro do chá. Se preferir, coe.

Pronto! O chá pode ser consumido em seguida ou conservado na geladeira. Contudo, um detalhe importante é que, se conservado na geladeira, o chá só vai poder ser consumido gelado posteriormente. Não o aqueça novamente, pois a mudança de temperatura pode alterar as substâncias e fazer mal ao organismo.

Veja também: Emagreça com suchá detox de abacaxi

Chá termogênico de casca de abacaxi, cravo e canela

Este chá é indicado para dietas de emagrecimento. Leve ao fogo, em uma panela de tamanho médio, 1,5 litro de água pura, a casca de 1 abacaxi, 1 pau de canela, 3 cravos-da-índia e 100 g de raiz de gengibre. Aqueça até chegar em ponto de fervura.

Em seguida, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe por 5 minutos e depois retire os ingredientes de dentro do chá. Beba em seguida. Pode conservar o restante na geladeira, contanto que não o aqueça novamente e só o beba gelado.

Chá detox de casca de abacaxi, cravo e canela

Esse chá é indicado para desintoxicar o organismo e ajudar a eliminar líquido retido no corpo. Leve ao fogo 1,5 litro de água com a casca de 1 abacaxi médio. Quando atingir o ponto de fervura, adicione 1 pau de canela, 3 cravos-da-índia e 1 colher (de sopa) de hibisco.

Desligue o fogo e tampe a panela. Deixe por 10 minutos, em seguida, coe e beba. Conserve o restante na geladeira e consuma frio ou gelado em jejum nos dias seguintes.

Chá verde de casca de abacaxi, cravo e canela

Para preparar esse chá é muito simples. Leve ao fogo 1,5 litro de água, a casca de 1 abacaxi fresco, 1 pau de canela, 3 cravos-da-índia e 1 colher (de sopa) de chá verde (a planta, não a bebida). Assim que atingir a fervura, tampe a panela e desligue o fogo. Deixe por 5 minutos.

Em seguida, coe e beba. Quando esfriar, conserve na geladeira. Não o aqueça novamente, pois vai alterar as substâncias. Portanto, só o consuma gelado após levar à geladeira.

Trata-se de uma chá diurético, que ajuda a combater a retenção de líquido e o inchaço na região abdominal. Sendo assim, pode ser um dos segredos para reduzir medidas.

Benefícios da canela

Confira agora os principais benefícios da canela para o organismo. A canela é um dos ingredientes básicos da receita do chá abordado nesse artigo. Descubra como ela contribui para a sua saúde.

Canela em pau

Por ser termogênica, a canela ajuda a tornar esse chá um ótimo emagrecedor natural (Foto: depositphotos)

É antioxidante

A canela possui polifenóis, que são substâncias antioxidantes. Segundo o médico Juliano Pimentel, em artigo publicado em seu site, os antioxidantes protegem o organismo dos danos oxidativos provocados pelos radicais livres.

Portanto, ingerir alimentos antioxidantes ajuda a combater o envelhecimento precoce e ajuda a prevenir doenças como distúrbios cerebrais, câncer, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Diminui os níveis de açúcar no sangue

O mesmo artigo citado acima ainda indica que o composto da canela pode agir de forma semelhante a insulina. Dessa forma, ajuda a diminuir o nível de glicose no organismo, o que previne picos de glicose. Seu uso é recomendado, inclusive, para diabéticos e pessoas com propensão genética a sofrer de doenças relacionadas à glicose.

Veja também: Chá de canela aumenta ou baixa a pressão? Descubra aqui

Combate infecções e inflamações

A canela também possui propriedades benéficas à saúde quando o assunto é tratar infecções e inflamações. No caso do combate a infecções, essa capacidade se dá por causa da presença de Cinamaldeído. Este é o principal componente ativo da canela, conhecido por sua eficiência no tratamento de infeção. É eficaz no trato infecções respiratórias causadas por fungos.

Já no caso das inflamações, o benefício é resultado também da ação dos antioxidantes presentes na composição da canela.

Benefícios do cravo

Agora descubra as principais vantagens e benefícios do cravo para a sua saúde. Descubra que o uso desse botão de flor ajuda em várias áreas do corpo.

Cravo-da-Índia

Por potencializar a digestão, o cravo-da-Índia acelera o metabolismo (Foto: depositphotos)

Acelera o metabolismo

A aceleração do metabolismo é um dos principais benefícios do consumo do cravo-da-índia. Isto acontece devido às propriedades presentes em sua composição. Com o metabolismo rápido, o corpo produz mais saliva e líquidos estomacais que aceleram e potencializam a digestão. O que também ajuda na maior queima de gordura.

É analgésico e antisséptico

O cravo também possui capacidade analgésica. Do mesmo modo, o botão da flor pode ser usado para eliminar marcas na pele e prevenir rugas, graças ao eugenol em sua composição. O uso do cravo-da-índia em chás pode amenizar também dor de cabeça, febre, dores de dente, dor de garganta e cólicas menstruais.Também é um bom remédio caseiro para queimaduras e feridas na pele.

Veja tambémCravo-da-índia – Benéfico para a saúde e emagrece!

Ajuda na digestão

O cravo possui substâncias que auxiliam as enzimas gastrointestinais, o que ajuda na digestão das refeições. É indicado, portanto, no tratamento de indigestão e prisão de ventre. Também é bastante recomendado para combater a náusea e mal-estar estomacal.

Melhora a circulação e higieniza o sangue

As propriedades do cravo ajudam também a melhorar a circulação sanguínea. Isto acontece porque o cravo é capaz de purificar, aumentar o fluxo e promover a qualidade do sangue.

Benefícios do abacaxi

abacaxi é uma fruta tropical, conhecida por seu sabor e refrescância. Contudo, não é só pelo sabor que essa fruta é bastante consumida. O abacaxi também é rico em benefícios e propriedades nutritivas. Conheça mais sobre as propriedades do abacaxi e da sua casca.

Abacaxi

O abacaxi ajuda tanto a facilitar a digestão quanto no funcionamento do intestino (Foto: depositphotos)

Aumenta a imunidade

O abacaxi possui vitamina C, que ajuda na imunidade do corpo. Também contém vitaminas B1 e A. Esses nutrientes são essenciais para manter uma boa imunidade e resistência do organismo.

A fruta também pode ser usada no tratamento de vários problemas, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antibióticas. É muito recomendado para o tratamento de gripes e resfriados.

Ameniza os efeitos e absorção de gorduras

O abacaxi é uma excelente pedida para amenizar os efeitos da gordura de refeições como churrascos, por exemplo. Muitas pessoas comem 1 rodela de abacaxi após as refeições, como sobremesa. Além do sabor, o abacaxi ajuda a digerir gorduras e absorvê-las menos.

Ajuda no funcionamento do intestino

Sendo uma fruta rica em água e fibras, o abacaxi ajuda tanto a facilitar a digestão quanto no funcionamento do intestino. Isso é ótimo para evitar problemas como gases e inchaço, que podem estar aumentando as medidas da região abdominal.

É desintoxicante

O abacaxi é um ingrediente-chave em receitas de bebida desintoxicantes. Isto se deve ao fato da fruta possui uma potente enzima chamada bromelina. Essa substância ajuda na digestão, assim como a desobstruir o fígado das gorduras e toxinas acumuladas.

Veja também: Abacaxi faz mal para hemorroida? Quais alimentos evitar?

Contraindicações

Nesse artigo você conheceu as receitas de chás de casca de abacaxi, cravo e canela. Conferiu os benefícios e modos de consumo de cada chá. Contudo, é bom ressaltar que há também algumas contraindicações do seu consumo.

As propriedades da canela e do cravo não são indicadas para mulheres gestantes e crianças com menos de 6 anos de idade. Isto porque estes são períodos de constante alteração hormonal, que pode ser prejudicada pelo consumo destes alimentos.

Pessoas com problemas gástricos também precisam tomar cuidado com o consumo desse chá, principalmente pessoas que sofrem com muito queimação estomacal e estômago sensível. Nesses casos, busque uma opinião médica. Com informações do remédio Caseiro.

Imagem de capa; reprodução

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: