Saúde e Bem Estar

Remédio caseiro para azia, queimação, má digestão, gastrite e dor no estômago

Redação
Escrito por: Redação

Se você sofre de doenças relacionadas ao estômago, tais como, azia, queimação, má digestão, gastrite e a própria dor no estômago, existem alguns remédios caseiros que são mais do que indicados para resolvê-los.

Para isso, basta ficar atento a esse artigo. Nele, além de aprender todos os truques para preparar os tratamentos, você vai saber mais sobre os benefícios dos mesmos e ainda tirar muitas dúvidas a respeito dessas doenças que tiram qualquer pessoa do sério.

Porém, é bom destacar que as doenças relacionadas ao estômago podem ser causadas devido à falta de cuidado com a alimentação ou alguma condição particular. O bom é estar atento a qualquer alteração no corpo e recorrer ao médico.

Remédio caseiro para problemas relacionadas ao estômago

Você sabia que apostar na medicina natural para tratar certos problemas relacionados à saúde humana pode ser uma boa alternativa. Agora você vai conhecer alguns remédios caseiros para tratar casos de azia, queimação, má digestão, gastrite e dor no estômago.

Confira a lista com os principais deles:

  • Chá de gengibre
  • Chá de camomila
  • Chá de espinheira-santa
  • Suco de aloe vera (babosa)
  • Suco de pera
  • Água com limão
  • Vinagre de maçã
  • Amêndoas

Depois disso, agora chegou a hora de conhecer todos esses remédios de forma detalhada. Preste atenção ao benefício de cada uma das receitas e as maneiras corretas de preparar todas eles.

Chá de gengibre

O gengibre é um ingrediente natural que pode ser usado no combate a vários tipos de irritações e inflamações pelo corpo. Nesse sentido, ele também serve para combater problemas estomacais, como refluxo e azia.

O chá de gengibre é um dos remédios caseiros para azia, má digestão e gastrite

Esse chá consegue eliminar o refluxo e a azia (Foto: depositphotos)

Para preparar a bebida, basta colocar para ferver 400 ml de água e um pedaço de gengibre. Deixe a água ferver por cinco minutos, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Retire o gengibre e ingira sem adoçar.

Chá de camomila

O chá de camomila possui muitas propriedades quando o assunto se refere a resolução de algum problema pontual de saúde. Devido sua ação calmante, ele também tem o poder de combater os casos de incômodo no estômago.

Veja também: Benefícios do chá de camomila

O chá de camomila é um dos remédios caseiros para azia, má digestão e gastrite

O chá de camomila consegue acalmar os incômodo no estômago (Foto: depositphotos)

A infusão pode ser preparada a partir da utilização de 200 ml de água quente e 1 colher (de sopa) de camomila seca. Deixe a mistura descansar por cinco minutos, use uma peneira para remover a erva e ingira o chá em seguida.

Chá de espinheira-santa

A espinheira-santa é uma planta que pode ser usada com o intuito de melhorar a digestão. Dessa forma, ela pode evitar problemas comuns como azia, queimação, má digestão, gastrite e dor no estômago.

O chá de espinheira-santa é um dos remédios caseiros para azia, má digestão e gastrite

Esse chá, além de melhorar a digestão, evita problemas no estômago (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

O chá da espinheira-santa é preparado com a utilização de 200 ml de águaquente e 1 colher (de sopa) de espinheira-santa. Deixe a mistura descansar por 10 minutos, logo em seguida coe e ingira sem a adição de açúcar.

Suco de aloe vera (babosa)

Além dos chás você também pode preparar sucos que vão ajudar no combate as irritações no estômago. A aloe vera, ou babosa, é uma excelente forma de ajudar a manter a saúde do sistema digestório.

O suco de aloe vera é um dos remédios caseiros para azia, má digestão e gastrite

O suco de babosa combate as irritações no estômago (Foto: depositphotos)

Para preparar a bebida basta extrair o sumo de duas folhas de aloe vera. Tome como base uma xícara. Assim que ela estiver cheia, ingira imediatamente para que todas as suas propriedades sejam conservadas.

Suco de pera

A pera é uma fruta rica em vitaminas e outros nutrientes que ajudam a diluir o ácido estomacal e a diminuir a queimação e outros sintomas causados pela azia. Além do mais, a fruta é muito fácil de ser encontrada em mercados e feiras livres.

O suco de pera é um dos remédios caseiros para azia, má digestão e gastrite

O suco de pera ajuda a diluir o ácido estomacal (Foto: depositphotos)

Para preparar o suco, separe 2 peras maduras e cortadas, algumas gotas de limão e 50 ml de água. Bata tudo no liquidificador. Após isso, a indicação é ingerir o suco ao natural ou com algumas pedras de gelo, caso seja da sua preferência.

Veja também: Os benefícios da pera

Água com limão

Para quem sofre com problemas relacionados ao estômago, o limão pode ser uma forma eficaz de acabar com todos eles. Quando misturado com água morna, a bebida tem o poder de balancear os níveis de ácido, melhorando a queimação e beneficiando a digestão.

A água com limão é um dos remédios caseiros para azia, má digestão e gastrite

A mistura desses dois ingredientes melhora a digestão e combate a queimação (Foto: depositphotos)

Para preparar a bebida, basta separar 200 ml de água morna e espremer 1 limão dentro. Mexa e ingira 20 minutos antes do café da manhã.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã possui o poder de aliviar os sintomas da dor e a queimaçãoque são ocasionadas pelo refluxo. O ingrediente interfere na redução da acidez do estômago sem interferir no processo digestivo dos alimentos.

O vinagre de maçã é um dos remédios caseiros para azia, má digestão e gastrite

O vinagre de maçã alivia dores e queimação (Foto: depositphotos)

Para fazer realizar o tratamento com vinagre de maçã, basta diluir 1 colher (de sopa) de vinagre de maçã em 200 ml de água.

Amêndoas

A alcalina presente na amêndoa crua atua diretamente no pH do estômago, ajudando a equilibrá-lo e a controlar crises de refluxo e azia, além de seus óleos essenciais que são excelentes para o estômago como um todo.

A amêndoa é um dos remédios caseiros para azia, má digestão e gastrite

Comendo essa semente depois das refeições, se evita problemas no órgão (Foto: depositphotos)

Nesse sentido, a dica é consumir 4 amêndoas por dia, de preferência depois das refeições. Siga isso regularmente que você vai se ver longe dos temidos problemas estomacais.

Leite cura azia?

A sabedoria popular é responsável por muitas receitas que acabam entrando para a lista de tratamento alternativos. No caso do leite para curar azia, ele ajuda a acalmar os sintomas, porém, estimula o estômago a produzir ainda mais ácido.

Dessa forma, é comum que ele promova um alívio momentâneo e depois, dependendo do caso, possa até piorar a condição do paciente.

Veja também: Misturar manga com leite faz mal para saúde?

O indicado é optar pelo leite desnatado. Como ele não possui a quantidade de gordura existente no leite normal, ele não provoca o efeito que pode piorar a situação. Agora, mesmo assim, a dica é não exagerar na quantidade.

O que é azia

A azia é um problema relacionado ao estômago que causa desconforto abdominal nos pacientes. Geralmente a queimação aparece como um dos principais sintomas da azia.

Ela ocorre quando as válvulas do estômago não permanecem totalmente fechadas após a passagem do alimento. Dessa forma, os sucos gástricos atingem o esôfago, o que provoca a sensação de ardor ou queimação.

Além da queimação, gases, náuseas, distensão abdominal, dificuldade em respirar e gosto amargo na boca e garganta podem causar transtorno nos pacientes.

A causa da azia pode estar associada a muitas coisas, porém, a alimentação é a principal delas. Sendo assim, alimentos como frituras, alimentos derivados do leite, café, bebidas gaseificadas e alcoólicas e comidas gordurosas não são indicados.

Alguns remédios também podem causar azia, além de componentes presente no cigarro.

O que é a má digestão

Como o próprio nome já sugere, a má digestão é um problema gástrico causado por questões alimentares. Na maioria dos casos, alimentar-se depressa demais, tomar líquido em excesso durante as refeições ou abusar de alimentos gordurosos.

Geralmente esse problema causa uma série de sintomas no paciente, sintomas esses que geram certo incômodo. Veja quais são os principais sintomas de me digestão:

  • Eructações (arrotos)
  • Sensação de estômago cheio
  • Gases
  • Flatulências
  • Dores abdominais
  • Sonolência após as refeições
  • Enjoos
  • Vômitos

Dessa forma, a maneira mais comum de tratar problemas dessa natureza é promover uma mudança de hábitos no seu dia a dia. Porém, se isso não for o suficiente, o médico deve ser consultado.

Dependendo da gravidade da má digestão, a condição pode estar associada a outros problemas de saúde. Entre os principais, destaque para cálculos biliares, síndrome do intestino irritável ou gastrenterite.

O que é gastrite

Assim como a azia e má digestão, a gastrite é uma doença que atinge o estômago. Ela é caracterizada pela inflamação das paredes do órgão, e quando não tratada pode levar a problemas mais sérios, como a erosão.

A azia é caracterizada por queimação constante e dores na região

A azia é um dos problemas mais comuns e recorrentes que acometem o estômago (Foto: depositphotos)

Uma das causas da gastrite é a fraqueza da parede que reveste o estômago. Sendo assim, o órgão fica exposto a ação dos sucos gástricos produzido pelo mesmo, causando danos. Eles acabam sendo os principais causadores do desconforto.

A gastrite gera uma série de sintomas ao paciente. Indigestão, queimação, azia, náuseas, vômitos, perda de apetite e dores abdominais são os principais deles. Nos casos mais graves as fezes podem vir acompanhadas de sangramento.

Algumas situações aparecem como causadoras da gastrite, entre as principais, destaque para o consumo excessivo de analgésicos, alcoolismo, estresse, uso de drogas e doenças autoimunes.

É importante destacar que, dependendo das causas, existe tratamento sim para a gastrite. Porém, para que isso seja possível, o médico deve ser consultado, já que o tratamento depende da prescrição de medicamentos, além da readequação alimentar.

O que é dor no estômago

A dor no estômago é uma condição que pode estar associada a uma série de doenças. Por isso, é importante que o paciente esteja sempre atento para que isso não gere uma complicação futura.

Nesse sentido, veja quais as causas associadas a dor de estômago:

  • Falta de cuidado com a alimentação
  • Longos períodos sem comer
  • Gases
  • Diarreia
  • Consumo excessivo de remédios
  • Gravidez
  • Consumo excessivo de alimentos apimentados
  • Estresse
  • Ansiedade
  • Azia

Para amenizar os sintomas, o ideal é que o paciente siga uma rigorosa dieta alimentar, incluindo o consumo de frutas, legumes e verduras. Além do mais, cortar o cigarro e a bebida alcoólica também ajuda a contornar a situação.

Veja tambémAbacate faz mal para o estômago? Saiba e entenda

Os alimentos gordurosos são considerados verdadeiros vilões quando o assunto está relacionado ao estômago. Por isso, fique longe deles. Caso a doença não seja identificada e tratada, o paciente corre sério risco de desenvolver câncer no estômago.

Em caso de doenças no estômago, procure um médico

Nesse artigo você teve possibilidade de conhecer uma série de doenças que estão associadas ao estômago, assim como azia, queimação, má digestão, gastrite e a própria dor no estômago.

Além do mais, teve acesso a uma série de remédios naturais que podem ser usados para tratar esses problemas. Porém, nada disso substitui a consulta médica. Só através dela você vai saber as reais causas e ter acesso aos melhores tratamentos. Com informações do remédio Caseiro/R7

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: