Marco Regadas Saúde

Saiba como evitar a retenção de líquidos no corpo

Marco Regadas
Escrito por: Marco Regadas

A retenção de líquidos, ou edema, é quando o corpo fica inchado devido a presença de mais água entre as células do corpo. Isso pode acontecer devido a alimentação, ao ficar muito tempo parado na mesma posição, ao abusar de alimentos ricos em sal e sódio, ou devido a certas doenças.

Normalmente a retenção hídrica não é grave, mas pode ser preciso tomar remédios quando ela é causada por doenças renais ou cardíacas, por exemplo. Nas situações mais simples, ingerir mais água, chás diuréticos e praticar exercícios podem ser suficientes. Tomar remédios diuréticos e recorrer à drenagem linfática, também são boas estratégias, para complementar o tratamento.

Para combater a retenção hídrica é recomendado tomar chás, fazer exercícios, cuidar da alimentação, ter alguns cuidados, e em último caso, o médico pode indicar o uso de remédios diuréticos.

Qualquer chá já tem efeito diurético, porque basicamente quanto mais água a pessoa ingere, mais urina ela irá produzir. Esta urina estará repleta de toxinas e irá levar também o excesso de líquidos do corpo. No entanto, segundo especialistas,  certas plantas aumentam esse efeito diurético dos chás, como acontece com o chá verde, cavalinha, hibisco, gengibre e salsa.

Praticar exercícios também é uma excelente forma natural de desinchar o corpo com efeito rápido. A contração de grandes grupos musculares força o excesso de líquidos a ser eliminado através da urina. Por isso, é comum sentir vontade de urinar após 1 hora de exercícios na academia, por exemplo.

A drenagem linfática é uma ótima estratégia para eliminar o excesso de líquidos do corpo, ela pode ser feita de forma manual, como sendo um tipo de massagem suave e com movimentos bem marcados, para que tenham efeito esperado, mas também pode ser realizada com equipamentos eletrônicos próprios para drenagem linfática mecânica.

No tratamento para retenção também podem ser usados medicamentos diuréticos, que só devem ser usados quando prescritos pelo médico. Isso é importante porque existem diferentes tipos de remédios diuréticos que são mais ou menos indicados de acordo com a causa da retenção. Alguns são indicados para o coração, e só podem ser usados por pessoas com problemas cardíacos.

Antes de qualquer iniciativa, procure um profissional especializado, devidamente certificado, para que possa lhe orientar da melhor forma para tal objetivo.

Imagens: reprodução

Sobre o autor

Marco Regadas

Marco Regadas

Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

Deixe um Comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: