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Entenda quando seu corpo precisa de repouso

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Escrito por: Marco Regadas

Por Marco Regadas – O exercício físico é extremamente importante para uma vida mais ativa, saudável e equilibrada. No entanto é importante ter atenção ao repouso e descanso para não se tornar prejudicial.

De fato o descanso e a recuperação são essenciais para a sua progressão e resultados na atividade física. É durante o descanso que o seu corpo se reconstrói, repara e se reforça. Todos estes processos têm um grande impacto na sua condição física e saúde. Qualquer que seja seu objetivo, o descanso torna-se muito importante dentro do seu planejamento.

O descanso reduzido pode levar nosso organismo a um estresse desnecessário e consequentemente ao que chamamos de overtraining, onde o corpo recebe uma carga muito grande de exercícios e não consegue se recuperar de maneira suficiente, o que pode causar resultados indesejados na sua disposição, níveis de saúde, condição física e psicológica. Alguns dos efeitos do overtraining são: níveis fracos de energia, insônia, fadiga crônica, perda de massa muscular, enfraquecimento do sistema imunológico e comprometimento do desenvolvimento.

Para que isso não ocorra, temos algumas dicas que podem ajudar a não chegarmos a esse ponto. Lembre-se que o descanso é fisiologicamente necessário para que os seus músculos recuperem e se reforcem. Exercite-se de forma inteligente, se em um treino priorizou-se membros inferiores não os treine no dia seguinte, descanse pelo menos 48 horas e só depois os exercite novamente.

Hidrate-se, quando se exercita perde água pelo seu suor. A água ajuda em todos os processos internos do seu corpo, incluindo a função metabólica. Beber água repõe os seus fluidos e minerais ajudando na recuperação.

Massagem terapêutica, elas ajudam na melhora da circulação sanguínea e ainda relaxando os músculos doloridos, facilitando a recuperação.

Durma pelo menos 8 horas, muitos estudos reportam uma maior capacidade de recuperação corporal em processos como a síntese proteica, e a reparação de tecidos durante o sono. O descanso é necessário para o progresso, muitas vezes queremos tanto atingir os resultados que a nossa mente está sempre focada no exercício, mas sem descanso não se evolui.

Procure sempre orientação com profissionais devidamente qualificados e devidamente certificados, para que possam receber informações pertinentes as atividades físicas, e objetivos que desejam alcançar.

Imagens: Reprodução

Sobre o autor

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Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

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