Marco Regadas Saúde

Saiba por que a musculação é essencial para mulheres

Marco Regadas
Escrito por: Marco Regadas

Por Marco Regadas – As mulheres nem sempre estiveram dentro do meio esportivo, principalmente de maneira formal. Isso porque, por exemplo, na sociedade primata, a mulher dedicava-se a fazer atividades muito reduzidas como procriar e cuidar de seus filhos, enquanto o homem iria para a caça e para as demais atividades.

Obviamente, esse cenário foi se alterando com o passar dos anos e, cada vez mais as mulheres entraram no mundo dos esportes. Por exemplo, no ano de 1900 em Paris, na França, já nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, seis mulheres já se faziam presentes. Essa crescente foi tão grande que em 1924 elas já ultrapassavam um número de 130 mulheres.

Sem sombra de duvidas, há modalidades as quais as mulheres aderem com maior facilidade, por questões sociais entre outros fatores. Alguns desses exemplos podem ser o Vôlei, a Ginástica Rítmica, a Ginástica Olímpica, algum tipo de dança, o tênis entre diversas outras. Porém, entre essas inúmeras modalidades, uma das que mais vem revolucionando e, principalmente mais vem conseguindo um considerável público é a musculação. Isso porque, a mesma vem sendo observada como capaz de promover benefícios únicos, os quais talvez não sejam se quer alcançados com outras práticas.

É óbvio que ainda existem muitos mal entendidos a respeito da musculação para mulheres. Por exemplo, ainda há o mito de que uma mulher que treinar muito ou mesmo treinar pesados adquirirá um físico masculinizado ou mesmo que ela poderá desenvolver altos graus de androginismo com a prática da musculação. Ainda, que a musculação faz mal para aquelas que possuem próteses de silicone ou mesmo que mulheres grávidas não devam praticar musculação.

Abaixo vamos listar alguns dos inúmeros benefícios da prática da musculação para as mulheres:

  • A musculação previne a osteoporose;

·         A musculação auxilia antes, durante e depois da gravidez;

·         Controle da gordura corpórea;

·         Controle os níveis de insulina;

·         Fortalecimento da cintura escapular;

·         Diminuição nos níveis de estresse; etc.

A musculação é essencial para mulheres como forma complementar de algum esporte ou mesmo como único esporte. Isso porque, ela promove benefícios os quais interferem positivamente diretamente na saúde e na estética da mulher.

Antes de iniciar qualquer atividade, procure sempre a orientação de um profissional devidamente qualificado e certificado, para que possa lhe planejar uma atividade correta e segura para seus objetivos.

Imagens: Reprodução

Sobre o autor

Marco Regadas

Marco Regadas

Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: