Salto: Cidade é homenageada em intervenção artística da São Paulo Companhia de Dança

Curta-metragem que explora Pavilhão das Artes da cidade paulista estreia em 29 de junho

Reprodução

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, lança o sexto episódio da websérie SPCD na Estrada, desta vez em homenagem a Salto, cidade que já recebeu a Companhia em suas turnês pelo Estado de São Paulo. O lançamento do curta-metragem acontece de modo gratuito nas redes sociais da SPCD no dia 29 de junho, às 18h.

O cenário desta intervenção dançante é o Pavilhão das Artes, espaço que integra o Complexo Turístico da Cachoeira, um dos principais pontos turísticos do Estado. No vídeo, os bailarinos interpretam trecho da premiada Agora (2019), uma criação da coreógrafa Cassi Abranches. Vencedora do Prêmio APCA em 2019 como Melhor Coreografia do Ano, a obra explora a palavra tempo em seus possíveis significados: musical com dinâmicas e sonoridades; cronológico com lembranças e expectativas; temperatura com diferentes graus e intensidades.

Com trilha sonora original de André Mehmari e direção de vídeo de Alexandre Cruz e Inês Bogéa, a websérie SPCD na Estrada propõe um novo olhar para cartões postais do Estado de São Paulo a partir do diálogo desses espaços com a dança. A cada novo episódio, os bailarinos dialogam com a arquitetura e a história desses locais interpretando trechos de obras do repertório da Companhia. Guaratinguetá e São José dos Campos serão alguns dos próximos locais visitados pelo projeto, que conta com cinco episódios já disponíveis nas redes sociais da Companhia, visitando as cidades de São Paulo, Botucatu, Bauru, Araras e Piracicaba.

“Um dos compromissos constantes da São Paulo Companhia de Dança é difundir a arte da dança para todos os públicos do Estado de São Paulo por meio de ações educativas, de preservação da memória da dança e, principalmente, de apresentações de espetáculos. A websérie SPCD na Estrada vem para instigar as pessoas a redescobrirem espaços singulares de suas cidades a partir da dança, além de ser uma forma de a Companhia retribuir todo o carinho com o qual o público do Estado recebe nossa equipe nas turnês”, explica Inês Bogéa, diretora artística e executiva da SPCD.

Os episódios do SPCD na Estrada serão lançados ao longo de 2021, com periodicidade mensal, e integram as ações do selo #SPCDdigital. A exibição acontece nos canais da Companhia no YouTube (São Paulo Companhia de Dança), no Facebook (@spciadedanca), no Instagram (@saopaulociadedanca), no Twitter (@spciadedanca) e no LinkedIn (@sao-paulo-companhia-de-dança).

Serviço:

SPCD na Estrada – EP.06 Salto (Estreia)

Data: 29/06 (terça-feira)

Horário: 18h

Onde: Vídeo na íntegra nos canais da São Paulo Companhia de Dança no YouTube (youtube.com/AudiovisualSPCD), Instagram (instagram.com/saopaulociadedanca) Twitter (twitter.com/spciadedanca), Facebook (facebook.com/spciadedanca) e LinkedIn (linkedin.com/company/sao-paulo-companhia-de-danca).

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 764 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por aproximadamente 145 cidades em cerca de 1.000 apresentações e acumulando mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

INÊS BOGÉA – Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.