Comportamento Vitor Carneiro

Só tem um bom futuro quem faz um bom presente

Vitor Carneiro
Escrito por: Vitor Carneiro

Por Vítor Carneiro – Será que temos parado para pensar na importância do tempo presente? O dia de hoje é a única coisa que temos como certa. Talvez, muitos de nós, necessitamos aprender a colocar plena atenção em tudo que fizermos momento a momento. Precisamos viver o presente de forma consciente, acordado e atento. Quando ficamos presos nos velhos padrões de pensamentos, emoções, sentimentos do passado ou ficamos alimentando expectativas pelo futuro a vida perde seu brilho, tenho percebido tal acontecimento nos vários atendimentos realizados como pastor!

VIVENDO O MOMENTO PRESENTE! Para aprender a viver o momento presente é importante perceber e entender o que estamos pensando e sentindo. A vida parece acontecer somente no aqui e agora. Porém, jamais devemos nos esquecer que colheremos no futuro muito do que estamos vivendo no presente. Todos os fatos que ocorreram em nossa vida até o presente momento, contribuem e arquitetam, para que estivéssemos fazendo exatamente o que estamos fazendo agora, e assim, da mesma maneira, será para o que faremos no futuro. Podemos mudar o como pensamos, sentimos, aceitamos, falamos e fazemos, desta maneira estaremos mudando os efeitos de nossa colheita.

Percebo que precisamos viver com muita responsabilidade, infelizmente coisa rara para muitos, e investir positivamente, o máximo possível, no nosso presente, para não mergulharmos na frustração e no fracasso lá na frente! O “tudo posso”, “tudo faço” e “não estou nem aí para nada” hoje será a angustia, o desespero e o medo lá na frente.

 

Somente o presente nos oferece a possibilidade de sermos melhores, de fazermos o que tem de ser feito, de valorizar, de ser feliz, de amar, de colocar-se ao trabalho. Somente no presente encontramos ferramentas para fazer de nossos projetos uma realidade, pois se assim não o fazemos, os projetos existirão sempre como possibilidades e não realidades!

Sabemos que o passado, já passou! E o futuro, ainda não chegou! Então, tudo que vivemos até hoje, tenha a idade que tiver, esteja onde estiver, fazendo o que estiver fazendo, tudo isto parece só ter sentido para o momento presente, porém é este momento presente que estabelecerá as bases para o momento futuro.

 

Uma frase que constantemente ouço, é que: “devemos viver ou desfrutar do momento presente”, isto é precioso e muito bom desde que eles produzam positivamente para uma boa qualidade de vida, porém nem sempre são favoráveis para tal e somente estaremos atentos para isso se estivermos sóbrios e vigilantes o que nem sempre ocorre.

Sobriedade, diga-se de passagem, é o estado de uma pessoa que não esteja embriagada (e não me refiro a este estado somente relacionado a questão da embriaguez pelo consumo de bebidas alcoólicas). Sobriedade, associa-se ao carácter temperado, discreto e tranquilo com que nos comportamos, sem gritarias, extravagâncias e nem escândalos. Importante lembrar que diariamente estamos sujeitos a ser atacados por um bando de situações desconfortantes que podem roubar nossa lucidez.

E, como ultimamente parece que o ser humano desconhece quase que completamente o bom senso, o bem-estar e o respeito à vida, viver sem cuidado e prudência o presente momento pode ser um risco muito grande, uma vez que ele pode ser totalmente insano.

Vigiar em todo tempo, estar sóbrios e vigilantes este é um importante alerta contido nas Sagradas Escrituras. I Pedro 5.8 “Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês…”

Constantemente muitos de nós somos inconstantes, estando aprisionados ou no passado ou no futuro e o presente vai passando despercebido! Às vezes, não é uma tarefa tão fácil encontrar quem viva sobriamente desfrutando o presente e é neste ponto que encontramos o grande dilema sobre o nosso tema: SÓ TEM UM BOM FUTURO QUEM FAZ UM BOM PRESENTE!

Vivemos no presente, é o aqui e o agora! Sobre o passado só podemos recordá-lo e aprender com ele, e do futuro só podemos fazer planos, embora não exista nenhuma garantia de que se realizarão.

Há, outro detalhe: o fato de estarmos “Vivemos na era da distração” rsrs…. e um fator extremamente importante na vida é que nosso futuro mais brilhante está na nossa habilidade de prestar atenção no presente. Ainda mais…, neste mundo onde a pressa parece se impor, muita coisa passa despercebido e outras perdem seu sentido. Jesus Cristo, porém, nos oferece técnicas simples para desfrutar melhor nosso presente momento. Uma delas que podemos refletir está em Mateus 10.16 “… Sejam cautelosos como as serpentes e inofensivos como as pombas”– O que nos remete a uma vida de cautela, de sensatez, de equilíbrio, estando sempre atentos a tudo que se passa afim de se evitar vários danos. Uma vida de simplicidade e descomplicada, compreendendo claramente seu sentido. Utilizando nossos recursos moderadamente segundo nossas necessidades e não pelo nosso desejo de ostentação.

Uma outra encontramos em Mateus 6.34 “Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades”. Desperdiçamos muita energia nos preocupando com o que pode acontecer nos dias por vir. Embora ignorar o futuro seja tolice, só podemos influenciar diretamente no hoje. O ontem já passou, o futuro está por vir. Mas o hoje é construção, é agora, é prioridade que se impõe e não adianta querer pensar diferente.

Bem, podemos então concluir que para evitar ficar se “preocupando” com o futuro, devemos focar no presente, afinal de contas: SÓ TEM UM BOM FUTURO QUEM FAZ UM BOM PRESENTE! Infelizmente por inúmeras vezes ficamos tão enroscados em pensamentos e questões do futuro e do passado que esquecemos de experimentar, e ainda menos de curtir, o que está acontecendo agora.

Não podemos correr o risco de estar vivendo o que foi dito em uma das frases do filósofo grego Sócrates: “Tudo que sei é que nada sei”.

Aprecio o seguinte pensamento de Abranham Maslow: “Podemos escolher entre ir para trás, em busca de segurança, ou ir em frente, em busca de crescimento. O crescimento deve ser sempre o escolhido, e o medo deve ser sempre dominado”.

Bom, gostaria de fechar esta reflexão com a seguinte colocação do apóstolo Paulo em Gálatas 5.7 “um homem sempre colherá justamente o produto da semente que ele plantou!” Bíblia Viva.

Imagens: Reprodução

Sobre o autor

Vitor Carneiro

Vitor Carneiro

Vítor Carneiro, é pastor e palestrante.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: