Sorocaba: Após semana com máximas acima de 30°C, frente fria derruba temperatura na região, com chuva no fim de semana

Para esta quinta-feira (26), a previsão ainda é de um dia quente e seco, chegando a 33°C.

Reprodução

As altas temperaturas registradas nesses dias de inverno na região de Sorocaba (SP) ultrapassaram os 30°C, com clima quente e seco. Mas o calor deve dar uma trégua neste fim de semana, com a chegada de uma frente fria (e chuva).

A partir de sexta-feira (27), as máximas devem cair em até 10°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Mas para esta quinta-feira (26), o calor e a qualidade baixa do ar ainda serão perceptíveis, com máxima chegando a 33°C – e mínima de 19°C. Quanto a umidade, continuará abaixo dos 20%.

Segundo o meteorologista do Inmet, Mamedes Luiz Melo, a mudança no tempo ocorre na sexta-feira com a vinda de uma frente fria do sul. A chuva esperada na região tem previsão a partir da tarde.

“Após esses dias quentes e secos na região, a chuva vem com intensidade, podendo até haver temporais. A chuva vai limpar e melhorar a qualidade do ar, que por conta das queimadas, está muito desagradável. A previsão é que a chuva permanece até a terça-feira (31).”

Dias quentes

As máximas se elevaram mais e, na última sexta-feira (20), os termômetros ultrapassaram dos 30°C, e os meteorologistas ainda previam mais calor para esta semana.

Ao G1, a meteorologista Carina Gama, do instituto Climatempo, explica que o período de calor é comum antes da chegada de uma frente fria.

“Horas antes da chegada de uma frente fria em uma região, o ar esquenta, o calor fica acima do normal. Isto acontece em qualquer lugar quando a frente fria está chegando. O ar quente que está em um local é pressionado pelo ar polar que vem com a frente fria. Essa pressão sobre o ar que já está quente causa um aquecimento ainda maior. Esse calor antes da chegada do ar polar da frente fria é chamado de calor ou aquecimento pré-frontal”, explica.

Fim de semana

O fim de semana continua chuvoso e a temperatura se mantém na casa dos 20°C. O dia com menor temperatura será no domingo (29), com máxima de 20°C e mínima de 14°C. Com a chuva, a umidade aumenta e a qualidade do ar será mais agradável.

A previsão é que a chuva permaneça até o último dia do mês de agosto, terça-feira (31). O sol vai aparecer e o dia será com algumas nuvens no céu. Máxima de 22°C e mínima de 13°C.

Qualidade do ar

A gerente Estadual de ar da Cetesb, Maria Lúcia Guardani, em entrevista a TV TEM, explica o que a qualidade do ar, que está ruim devido as queimadas registradas na região, afetam o nosso dia a dia.

“As queimadas refletem na qualidade do ar, todas essas partículas e micropartículas ficam em suspensão e não chove, não venta e nós acabamos respirando. Isso coloca em risco a saúde. Devemos consultar os aplicativos para ver a qualidade do ar, por exemplo. De 12h até as 16h temos muito sol e isso faz com a qualidade fique pior, então devemos evitar esforço físico ao ar livre, beber muita água, porque com a umidade relativa baixa, aumento da poluição, pessoas que têm problemas respiratórios, como rinite, alergia, vão sentir demais essa carga de poluição”, diz.