Z1 Cidades

Sorocaba: Caso Saturnia: homens retomam garimpo de chumbo em antiga fábrica de baterias 3 meses após denúncia

Redação
Escrito por: Redação
Cinco pessoas foram flagradas pela equipe da TV TEM retirando material no terreno contaminado por chumbo e metais pesados.

Três meses após a denúncia feita pelo Fantástico e pela TV TEM, homens voltaram ao garimpo ilegal na área da antiga fábrica de baterias Saturnia, em Sorocaba (SP). Cinco pessoas foram flagradas retirando material no terreno contaminado por chumbo e metais pesados.

Com ferramentas, os garimpeiros cavam o solo em busca dos restos da reciclagem de baterias que contêm chumbo, um metal pesado e perigoso para a saúde. A reportagem da TV TEM flagrou três homens no terreno.

Mesmo quando perceberam que estavam sendo filmados, eles continuaram a mexer na terra. Outros dois homens saíram de bicicleta rapidamente quando perceberam a presença da equipe. Quem ficou circulou pela área a manhã toda para procurar novos lugares para escavar.

Há três meses a TV TEM denunciou o garimpo na antiga fábrica de baterias SaturniaApós a denúncia, a área foi cercada, o que não foi suficiente para impedir a entrada dos garimpeiros.

Eles se arriscam dentro da área isolada, em contato direto com o material contaminado, que pode causar problemas graves à saúde.

Em agosto, a TV TEM mostrou que, por vários anos, os restos da produção da indústria de baterias foi enterrado na parte dos fundos da empresa. Material que, além do chumbo, contém outros metais pesados e tóxicos, como mostraram as análises feitas por especialistas. As pedras retiradas do local são vendidas para depósitos de ferro velho.

Imagem: Reprodução

Com informações do G1

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: