Z1 Cidades

Sorocaba: Massa falida de fábrica dona de terreno contaminado por chumbo irá isolar local e instalar placas

Redação
Escrito por: Redação
Encontro na Prefeitura de Sorocaba (SP) nesta quinta-feira (23) teve a participação de membros das secretarias municipais, representantes da Saturnia, Ministério Público e agentes de órgãos ambientais.

Uma reunião na tarde desta quinta-feira (23) com o representante da massa falida da Saturnia, o promotor de meio ambiente, representantes da prefeitura, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal discutiu ações para a área do garimpo de chumbo ilegal em Sorocaba (SP). A denúncia foi feita pela TV TEM no Fantástico.

O local continua aberto, mas sem os “garimpeiros” depois que a Polícia Militar fez rondas. No entanto, durante a reunião, a massa falida da empresa que fazia baterias antes de falir assumiu o compromisso de isolar o terreno e colocar placas que indicam o risco de contaminação.

A busca ilegal por chumbo foi mostrada com exclusividade pela TV TEM e o G1. Na ocasião, sem saber que estava sendo filmado, um homem, que teve a identidade preservada, explicou que ferro-velho compra o material puro por até R$ 4 o quilo. Todos que “garimpavam” ficavam expostos aos metais tóxicos.

Segundo Sadi Montenegro, síndico da massa falida, em dez dias as placas devem ser instaladas.

O Ministério Público visitou o terreno na quarta-feira (22) e disse que vai continuar acompanhando o caso, que já faz parte de um inquérito sobre a poluição.

Também ficou definido na reunião que as rondas da PM vão continuar no terreno, mesmo depois do isolamento da sinalização para evitar a entrada de pessoas.

Além da reunião desta quinta-feira, a comissão especial de investigação aberta na Câmara de Vereadores já começou a apuração. A comissão irá realizar um levantamento do histórico da Saturnia e tentar identificar os responsáveis pelos riscos de abandono do local.

Imagem: Reprodução / Veloso/TV TEM
Com informações do G1

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: