Arquitetura e Design Hipólito Oliveira

Steel frame; conheça as vantagens e desvantagens na hora de construir

Hipolito Oliveira
Escrito por: Hipolito Oliveira

Por Hipólito Oliveira – Steel frame é um sistema construtivo, onde não é utilizado tijolo e concreto (este último é utilizado somente nas fundações), e sim uma estrutura em aço galvanizado que é revestido por uma placa que pode ser de OSB, cimentícia, gesso e etc. Este tipo de sistema construtivo surgiu no Estados Unidos no século XIX, e era utilizada pelos colonizadores ingleses. No Brasil ainda é pouco utilizado, correspondendo a 1% do mercado mundial neste tipo de sistema. Abaixo conheceremos algumas vantagens e desvantagens deste tipo de sistema.

RAPIDEZ

Uma das principais características deste sistema é a rapidez na construção. Devido ser industrializado, a estrutura já vem fabricada no tamanho correto ao que será utilizado, o que agiliza a construção.  Comparado ao sistema tradicional podemos dizer que é 1/3 mais rápida. Algumas obras são construídas dentro de 15 dias.

SISTEMA SUSTENTÁVEL

Além de rápido, é um sistema também mais ecológico que o convencional, como é industrializado e já vem no tamanho correto, evita cortes na obra, gerando muito menos entulho e um canteiro de obra mais organizado e limpo. O fato de não utilizar água e outros recursos naturais, e do aço poder ser produzido por material reciclável, o torna um sistema construtivo sustentável.

ESTRUTURA MAIS LEVE

Existe uma redução no peso estrutural neste tipo de sistema. No convencional é trabalhado com pontos de carga, o que acaba gerando fundações mais complexas. No steel frame a carga dos perfis além de mais leves não são pontuais, pois os esforços são distribuídos de forma linear, que torna as fundações  superficiais, do tipo radier, mais econômicas.

ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO

Este tipo de construção possui um isolamento térmico e acústico melhor que o de parede de alvenaria convencional. Isso ocorre, pois entre o espaço interno das paredes e forro podemos colocar o isolamento.

GANHO EM ÁREA

Hoje com os espaços cada vez menores, o ganho em centímetros é sempre muito bem vindo. Como as paredes internas de steel frame são menos espessas do que as da alvenaria tradicional, temos um ganho de espaço interno, o qual pode ser de 4 a 5% em comparação ao sistema convencional.

PRATICIDADE NA PASSAGEM TUBULAÇÕES

As passagens das tubulações hidrossanitárias, elétricas, de ar condicionado entre outras, são muito mais praticas para execução e manutenção, como não é necessário quebrarmos as paredes poupamos tempo e  economia.

DESVANTAGENS

Ainda existe uma grande resistência no Brasil a este tipo de sistema, podemos dizer que o brasileiro ainda é muito tradicional, quando falamos em construção. Para execução de uma obra em steel frame é necessário profissionais qualificados e treinados, e a falta de mão de obra especializado acaba tornando este tipo de sistema mais caro se comparado ao sistema convencional.

Imagens: Pinterest

Fontes:

https://projetos.habitissimo.com.br/projeto/vantagens-e-desvantagens-do-steel-frame?utm_source=newsletter-Part&utm_medium=email&utm_campaign=Habitissimo-Particulares-BR-30-AGO-2018-%282%29&utm_content=pm#1

https://www.archdaily.com.br/br/890724/steel-frame-e-wood-frame-vantagens-dos-sistemas-construtivos-a-seco

Sobre o autor

Hipolito Oliveira

Hipolito Oliveira

Arquiteto urbanista, paisagista, design de interiores e perito em arquitetura. Nascido em São Paulo SP, reside atualmente na cidade de Indaiatuba SP. Atuando há trinta anos com projetos residenciais, corporativos e industriais.
www.arquitetohipolito.com.br

Deixe um Comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: