Surfe: Brasil domina evento de ondas gigantes em Nazaré

Lucas Chumbo e Maya Gabeira têm melhores performances individuais

NAZARE, PORTUGAL - FEBRUARY 10: Maya Gabeira and Lucas Chianca of Brazil win the Best Performance at the TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge presented by Jogos Santa Casa on February 10, 2022 in Nazare, Portugal. (Photo by Laurent Masurel/World Surf League)

O Brasil dominou o Nazaré Tow Surfing Challenge, disputa da WSL (Liga Mundial de Surfe) realizada nesta quinta-feira (10) nas ondas gigantes da Praia do Norte, em Nazaré (Portugal). No masculino Lucas Chumbo conquistou o bicampeonato de melhor surfista e o tri de melhor equipe, ao lado do português Nic Von Rupp. Já entre as mulheres Maya Gabeira alcançou o lugar mais alto do pódio.

O surfista natural de Saquarema brilhou no evento ao fazer uma manobra inédita nas ondas da Praia do Norte, um aéreo alley-oop. “Estou superfeliz por ter vencido o prêmio de melhor performance individual e de melhor time também com o Nic [Von Rupp]. O melhor de tudo é que tivemos uma ótima conexão na água. Nem precisava dizer nada. Ele ficava escolhendo ondas incríveis para mim e eu apenas surfava. Depois, eu tentava fazer o mesmo para ele”, declarou Lucas Chumbo.

Entre as mulheres o Brasil também foi dominante, com a carioca Michelle des Bouillons liderando até a última bateria do dia, quando Maya Gabeira tirou a nota necessária para ter a melhor performance feminina. “Fiquei muito feliz por ter o Pierre [Caile] no jet-ski comigo. Ele arrasou e esta foi a minha primeira vitória individual aqui em Nazaré, onde dediquei a maior parte da minha vida”, declarou a brasileira.