Cultura Flávia Camile

Tenha momentos de qualidade com seu filho

Flavia Camile
Escrito por: Flavia Camile

Por Flávia Camile – Sendo a escola um local destinado à promoção da educação, o mais complicado ao papel do professor seria lidar com a transferência de responsabilidades que as famílias cada vez mais depositam à instituição de ensino. Ensinamentos básicos como higiene pessoal, bons modos e cidadania são supostamente considerados, por muitas famílias, como papel da escola de serem transmitidos aos estudantes desde pequenos.

Mas, o grande empecilho que tem gerado muitas discussões gira em torno do fato da escola ser o local onde a criança passa boa parte do seu tempo, o que acarreta na transferência de responsabilidades que deveriam ser exclusivamente familiares para o papel da escola.

Para muitas famílias, em que todos os membros trabalham, deixar a criança na creche ou na escola por período integral é a única opção. Mas, o problema é que essa comodidade que deveria servir para auxiliar no bom convívio familiar tem sido o estopim para a formação de crianças com  dificuldades de aprendizagem, de criação de vínculos e de relacionamentos interpessoais.

Entretanto, somente criticar nossa nova forma de organização social não será o caminho que nos conduzirá à mudança. O mais importante é que as famílias, que passam pouco tempo com os filhos, aproveitem os momentos juntos com uma  convivência de qualidade.

Já dizia o ditado popular que qualidade é melhor do que quantidade e isso se aplica ao convívio familiar. O essencial é que ao chegarem em casa no início da noite, as crianças encontrem em seus responsáveis uma imagem de amor, paciência e principalmente aprendizagem.

Vale ressaltar que a criança vive em constante evolução e cabe sim ao papel dos pais lhe ensinar o nome das coisas, lhe estimular a encarar novos desafios e principalmente a brincar. Pois, é através da brincadeira que os pequenos aprendem e se conectam com o mundo e com as pessoas ao redor.

Portanto, embora a escola faça sua parte no processo de educar além dos conhecimentos básicos do currículo nacional, e que a criação de vínculos existe para que haja uma boa relação entre aluno/professor, se faz necessário destacar que infelizmente muitas crianças acabam por ter na figura do professor a imagem de amor e carinho que muitas vezes não encontram em casa.

Sobre o autor

Flavia Camile

Flavia Camile

Flávia Camile atua como professora, atriz e escritora há mais de 12 anos,
desenvolvendo trabalhos voltados para a escrita de inúmeros gêneros e
já tendo recebido prêmios literários em diversos concursos nacionais.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: