Quando se faz uma série de exercícios, aonde seu corpo chega a um limite de energia em que você não consegue mais repetir a sequência de exercícios da maneira correta, sem controle na amplitude total do movimento, e então você treinou até a chamada “falha muscular”.
Este ponto de exaustão em que o músculo não consegue mais se exercitar de forma correta é um método utilizado por muitos atletas e fisiculturistas, principalmente os mais avançados, por aumentar a intensidade do treino e resultar em uma resposta muito mais rápida do músculo em ganhos de massa magra. De forma prática, considere que você levantou um peso com o braço (rosca bíceps) oito vezes e quando foi tentar a nona vez, o seu braço simplesmente não conseguiu terminar o movimento, faltou força. Isso é treinar até a falha muscular.
Segundo os defensores do treinamento até a falha muscular, este é o limite ideal de movimento para o desenvolvimento muscular. Se você, em todas as séries, forçar mais repetições, seja com a ajuda de um amigo ou forçando com o movimento errado, você estará correndo sérios riscos.
Treinar até a falha muscular pode ser uma das formas de medir seu progresso no culturismo, observando a mudança no ponto em que ocorre esta falha durante seu treino. À medida que as fibras musculares individuais se fortalecem você é capaz de recrutar mais fibras, e o corpo aumenta sua capacidade de transportar oxigênio para os músculos durante o exercício.
Outro objetivo de treinar até a falha muscular é o desafio de apresentar ao corpo técnicas que o tirem do nível de conforto, fazendo os músculos trabalhar mais do que estão acostumados. Ao promover esta intensidade, estimula-se a adaptação do corpo, aumentando os níveis de força e resistência muscular e cardiovascular.
Treinar até a falha muscular pode não ser fácil ou prazeroso, já que inevitavelmente a prática proporciona desconforto e pode causar alguma dor no momento do exercício. Mente focada e força de vontade são necessárias. No entanto, expor seus músculos a este tipo de dificuldade pode trazer benefícios. Trabalhar um grupo muscular até a sua completa exaustão leva a um nível maior de crescimento e desenvolvimento muscular.
Em estudo publicado no Jornal da Pesquisa sobre Força e Condicionamento, os pesquisadores procuraram determinar até que ponto seria efetivamente essencial treinar até à falha muscular. Os investigadores chegaram à conclusão de que treinar até este ponto não era obrigatório para promover ganhos de força e tamanho. Levantando frequentemente cargas estimulantes e abastecendo-se com calorias suficientes para reforçar o processo de hipertrofia, o atleta acabará por obter os ganhos de força e tamanho ambicionados.
No entanto, esse estudo também ressaltou que, para atletas mais experientes, treinar esporadicamente até à falha pode ser vantajoso quando o objetivo é ultrapassar uma fase de estagnação, para obrigar o corpo a reagir e evoluir. Treinar até a falha muscular pode, ainda, ajudar a aumentar a quantidade de hormônio do crescimento liberada pelo organismo, assim como melhorar a ativação das unidades motoras, que irá proporcionar maiores ganhos de força e volume.
Em outro estudo, do Centro de Pesquisa e Medicina Esportiva em Pamplona, Espanha, pesquisadores concluíram que os treinos até a falha aumentam os níveis de monofosfato de adenosina nucleotídeos (AMP) de forma bastante dramática em comparação com os exercícios sem o ponto de falha. AMP elevado é um sinal de que a energia da célula é drenada, e quando isso ocorre, a síntese de proteína decresce.
Treinar até a falha muscular todos os dias não é um requisito para ganhos de força e volume. No entanto, se o indivíduo já tem alguma experiência em musculação e sente-se estagnado na sua evolução, este método pode, ocasionalmente, ser uma boa forma de reforçar seu programa de treinamento e alcançar novos níveis.
Portanto, cada caso é um caso, por isso é sempre importante a orientação de profissionais capacitados, devidamente certificados, que saberão identificar suas necessidades, e irão planejar o seu treinamento buscando potencializar seus resultados.
responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]