Mundo

Triunfo de Bolsonaro reflete crescimento do populismo de direita, diz ministro espanhol

Redação
Escrito por: Redação
“O Brexit, a rejeição ao processo de paz da Colômbia, a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos: os movimentos populistas estão surgindo como reforço do que em alguns países são manifestações da extrema direita”.

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, Josep Borrell, disse nesta segunda-feira que a vitória eleitoral do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, no primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil reflete o crescimento dos movimentos populistas associados à extrema direita nascidos da crise econômica de 2008.

Em declarações aos veículos de imprensa em Barcelona, durante o fórum da União pelo Mediterrâneo (UpM), Borrell disse que, se a vitória de Bolsonaro for confirmada no segundo turno das eleições, estaríamos diante de um fenômeno similar “ao que está ocorrendo em muitas partes do mundo”.

“O Brexit, a rejeição ao processo de paz da Colômbia, a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos: os movimentos populistas estão surgindo como reforço do que em alguns países são manifestações da extrema direita”, afirmou o ministro espanhol.

Nesse sentido, Borrell lembrou que na Espanha “também estão ocorrendo manifestações da extrema direita que não eram vistas desde a transição” da ditadura do general Francisco Franco para a democracia. Com informações da EFE.

Imagem de capa: EFE/Antonio Lacerda

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: