Cultura Flávia Camile

Uma dica valiosa na hora de ler

Redação
Escrito por: Redação

Flávia Camile – Muitas pessoas comentam comigo o quanto se sentem admirados ao notar que tenho o costume de abrir um livro em qualquer hora e lugar para ler.  A surpresa se deve ao fato de que muitas pessoas têm dificuldades de se concentrar na leitura sem ser influenciado por barulhos aleatórios que estão ao redor.

Pensando nisso, eis que compartilharei uma dica que poderá auxiliar aqueles que precisam de mais concentração na hora de ler.

E a dica é muito prática: ouça músicas!

Claro que não me refiro a estilos musicais agitados ou que contenham letra, pois estes podem nos distrair e não surtir o efeito desejado. Por isso, prefira uma música suave e de preferência instrumental, algo que para você seja relaxante.

Algumas vezes, quando possível, gosto de fazer uma seleção de músicas relacionadas ao estilo da história que estou lendo, por exemplo, para um livro de suspense escolho uma trilha sonora que cause mais expectativa ou adrenalina, pois dessa forma sinto que a narrativa ganha um ritmo mais intenso e ainda mais interessante de ler.

Você pode optar por ouvir a música amplificada por todo o ambiente, mas o ideal seria colocar fones de ouvido, pois assim a melodia camuflará melhor os sons ao seu redor.

Além disso, escolha álbuns longos para tocar, sem anúncios ou interrupções, pois assim você não corre o risco de se distrair ao precisar selecionar novas músicas para tocar após o término de alguma. Por isso, eu sempre escolho algum álbum no YouTube que já possui a duração de 1 a 3 horas ininterruptas de músicas voltadas para leitura, relaxamento ou meditação. Já para as situações em que você não estiver conectado à internet deixe algumas faixas já baixadas no seu celular, assim você poderá ler em qualquer lugar.

Em suma, mesmo aqueles que sentem que a música ao ler ou estudar mais atrapalha do que auxilia na concentração, faço o convite de experimentar algum álbum mais calmo e relaxante, pois se essa dica funcionar para você garanto que sua experiência será muito mais envolvente na hora de ler.

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: