Arquitetura e Design Hipólito Oliveira

Vai construir? Saiba tudo sobre marcenaria planejada

Hipolito Oliveira
Escrito por: Hipolito Oliveira

Por Hipólito Oliveira – Se você está naquela fase complicada e cheia de dúvidas de mobiliar a casa, já deve ter se perguntado qual a melhor maneira de fazer isso. Podemos comprar móveis prontos em medidas padrão ou optar por móveis planejados e feitos sob medida para seus ambientes, fato este que oferece grandes vantagens para sua casa e para você. Se você tem dúvidas sobre que tipos de móveis investir na hora de mobiliar a casa, seguem abaixo alguns motivos para se convencer de que a marcenaria planejada é a melhor opção.

A principal vantagem da marcenaria é poder desenvolver projetos que se adequam perfeitamente a seus espaços e necessidades. Ou seja, se você precisa de uma solução específica para algum cantinho complicado, ou quer colocar uma ideia original em prática, a marcenaria planejada é a solução ideal para você. Seu projeto será exclusivo e de acordo com seu bolso e expectativas para sua casa.

Não importa se você dispõe de poucos ou muitos metros em casa você pode utilizar a marcenaria planejada como recurso para economizar o espaço. Os móveis e elementos podem ser desenvolvidos da melhor maneira para aproveitar a área disponível nos cômodos, deixando mais espaço livre para circulação ou para desenvolver outra atividade. As camas retráteis são bons exemplos de aproveitamento inteligente do espaço.

Quando se trata de ambientes muito reduzidos a marcenaria se torna um elemento essencial para compor os espaços. Utilizando este recurso é possível aproveitar cada centímetro dos cômodos fazendo o espaço render e transformando o falta de metros quadrados em um mero detalhe. Com a marcenaria é possível aproveitar a altura e os cantos, acompanhando o layout dos cômodos e criando espaços úteis onde antes não existia melhorando assim a utilização dos ambientes.

Convenhamos, espaço para armazenagem nunca é demais. Ainda mais quando falamos de casas muito pequenas. A marcenaria planejada cria espaços inteligentes e otimiza as áreas necessárias para armazenagem em sua casa. Aproveitando áreas esquecidas e utilizando sistemas inteligentes como gavetas, nichos, armários embutidos, etc. É possível organizar a casa garantindo que cada coisa tenha seu lugar de maneira bonita e integrada à decoração.

Uma das grandes “mágicas” da marcenaria planejada é criar móveis inovadores que desempenham múltiplas funções. Utilizar um móvel assim em casa é sinônimo de versatilidade já que é possível criar ambientes onde podemos praticar diversas atividades sem que uma interfira ou atrapalhe a outra. Utilizar móveis multifuncionais é uma maneira inteligente de aproveitar os espaços em casa.

Claro, os móveis são incluídos nos ambientes também com a intenção de decorar. Portanto, optar pela marcenaria planejada é uma maneira de garantir ambientes bonitos, originais, de acordo com seus gostos e as intenções decorativas que você pretende para seus espaços. E isso se deve a grande versatilidade que os móveis planejados oferecem, pois vão desde o layout até cores e acabamentos personalizados.

Se você conta com ambientes integrados em casa e gostaria de setorizar um pouco as atividades de maneira sutil saiba que a marcenaria planejada é uma das melhores opções. Neste sentido ela pode ser utilizada para criar móveis contínuos, criando uma continuidade visual nos ambientes, divisórias vazadas, elementos que atendam ambos espaços ou armários que podem substituir as paredes de maneira mais integrada à decoração.

Imagens: reprodução

Fontes referenciais:

https://projetos.habitissimo.com.br/projeto/7-motivos-para-apostar-na-marcenaria-planejada

Sobre o autor

Hipolito Oliveira

Hipolito Oliveira

Arquiteto urbanista, paisagista, design de interiores e perito em arquitetura. Nascido em São Paulo SP, reside atualmente na cidade de Indaiatuba SP. Atuando há trinta anos com projetos residenciais, corporativos e industriais.
www.arquitetohipolito.com.br

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: