Vaidade é coisa de macho, sim!

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 Se você, leitor ou leitora, é daquelas pessoas que acreditam que “homem que cheira bem é homem, que não tem cheiro de nada” ou que se preocupar com estética é tarefa exclusiva da mulher, saiba que os tempos estão mudando. E isso é uma boa notícia!
A visão de que a mulher deve se cuidar e estar linda e maravilhosa para receber o marido, enquanto o homem pode não dar a menor importância para sua aparência (especialmente depois de casado) e pouco se importar se isso agrada ou não sua companheira é, na verdade, manifestação do machismo. Ora, não seria muito melhor se ambos estivessem bonitos para mutuamente se agradarem?
Muitos hoje concordam com isso. Tanto que basta fazer uma rápida pesquisa na internet para se encontrar diversos vídeos com centenas de milhares de visualizações sobre cortes de cabelo e estética voltados para homens.
Não a toa, a indústria cosmética brasileira movimenta bilhões anualmente e o público masculino representa boa fatia desse mercado. A época em que a mala de viagem resumia-se a um shampoo anticaspa e, no máximo, um condicionador fica mais distante a cada dia que passa. Mudanças nesse comportamento vêm sendo notadas na variedade de produtos masculinos nas gondolas das perfumarias, nos óleos para hidratar os fios da barba, na cera para modelar o bigode, nos shampoos para barba, nas loções que estimulam o crescimento dos pelos, e por aí vai, além do número de barbearias e salões direcionados a homens.
Barbearias repaginadas e bem decoradas se espalham por todo Brasil. Nesse ambiente, abriu-se espaço para manicures, tintura para cabelo e barba e até escova progressiva. Os barbeiros também se reinventaram e muitos que anteriormente só manuseavam tesouras e navalhas passaram a entender de procedimentos químicos para usar o que for mais adequado, conforme o caso.
Produtos que anteriormente eram exclusivos do público feminino receberam uma embalagens e fragrâncias masculinas. Porém, como nem só de cosméticos vive o homem, uma cervejinha é sempre bem vinda, e muitas barbearias oferecem um carta bem variada com diversos rótulos, pensando no bem estar do cliente.
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