Z1 Cidades

Valinhos: Retirada de monumentos divide moradores: ‘Cidade está perdendo a história’

Redação
Escrito por: Redação
Decisão da Prefeitura foi tomada após onda de furtos de bustos e placas de bronze de praças e vias públicas da cidade nos últimos dois meses.

Monumentos que contam a história de Valinhos (SP) perderam espaço após a onda de furtos nos últimos dois meses. A Prefeitura iniciou, na última quarta-feira (30), a retirada de bustos e placas de bronze, metal de alto valor comercial, de praças e vias públicas da cidade.

Uma equipe da Prefeitura foi ao Parque de Exposições da Festa do Figo nesta quarta-feira (31) e as placas e bustos do local foram retirados. De acordo com a administração, os monumentos serão guardados e, posteriormente, levados para o Centro de Cultura. A medida dividiu moradores, como a bancária Rafaela Pedrozo Frare.

“Acho que nao devia ter essa atitude da Prefeitura. Tudo que tiver na cidade, que for bom para o povo, a Prefeitura vai retirar? E aí? Valinhos está perdendo a história com isso”, afirma a moradora.

Josmar Boneto acredita que a medida prejudica a cidade. “É muito ruim, né, porque são os marcos históricos da cidade”, opina o comerciante.

Furtos

O primeiro alvo dos criminosos foi o monumento em homenagem à Imigração Italiana, com peso de 140 quilos de bronze. O busto do Monsenhor Bruno Nardini, responsável pela construção da Igreja Matriz, também foi alvo da ação no dia 22 de setembro. Placas de inauguração de túnem, ponte, praça e rodovia também foram furtadas na cidade.

Carlos Roberto Prestes, Secretário de Segurança Pública de Valinhos, conta que as peças retiradas serão substituídas. “Essa peças serão substituídas por outras placas de menor valor agregado, de aço escovado, para que ninguém esqueça a história da cidade”, afirma.

Ainda segundo o Secretário, a memória da cidade está sendo preservada com a medida. “Nós estamos preservando a memória. Temporariamente, as pessoas vão deixar de ver, mas será montado um memorial onde todas essas peças serão expostas”, completa.

Imagem:  Reprodução EPTV

Com informações do G1

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: