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Variação de estímulos é muito importante para a hipertrofia muscular

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Escrito por: Marco Regadas

O ser humano sempre conviveu com um fator básico: a adaptação. Desde os primórdios, o ser humano recebe estímulos externos variados e assim, se molda a eles para se adaptar da melhor forma. Na hora de fazer o seu treinamento, a variação de estímulo é um item importante na lista de coisas para fazer o seu desempenho melhorar.

Quando o nosso organismo entra em adaptação, ele gasta menos energia. Fazendo uma analogia, é muito mais difícil montar um quebra-cabeças pela primeira vez. Você gasta mais tempo e mais energia para tentar encaixar as peças de forma correta. O mesmo acontece com o nosso corpo em relação aos exercícios físicos.

É exatamente por isso que promover alternância de estímulos durante os treinos é importante e muito mais vantajoso. Não há como o seu corpo se adaptar com a variação de estímulo que você oferece a ele. Essa alternância serve tanto para quem deseja perder peso ou melhorar a hipertrofia muscular.

Mesmo aqueles que desejam aumentar a hipertrofia muscular, usar estímulos metabólicos para manter o nível de gordura adequado é importante. Usar essa variação de estímulo evita que o corpo entre em adaptação constante e gaste mais energia. Estímulos tensionais devem ser aliados aos metabólicos.

Fazer um treino com maior intensidade, ou seja, gastando mais energia em menos tempo é primordial para ver os resultados do seu esforço. Porém, em certos momentos é importante que ocorra uma redução de intensidade e variação no volume dos exercícios.

Além de conseguir recrutar fibras diferentes, fazendo com que uma porção do seu músculo trabalhe o dobro do que fazia antes, esse tipo de treinamento consegue aumentar as reservas de energia. Isso faz com que você também consiga melhorar o seu desempenho nos treinos. Com mais energia disponível é possível treinar por mais tempo e com maior intensidade, obtendo assim maiores resultados.

Procure sempre a orientação de profissionais adequados e devidamente certificados, para que possam lhe orientar de maneira correta e segura, para alcançar seus objetivos.

Imagens: reprodução

Sobre o autor

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Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

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