Banner Mega Maio 728x90
Cultura Flávia Camile

Vestibular 2018: temas para redação que você deve saber

Flavia Camile
Escrito por: Flavia Camile
Automotivos 728x90

 Por  Flávia Camile – Os temas solicitados nos vestibulares são diversos e não envolvem diretamente aspectos políticos e religiosos, uma vez que eles não são abordados nas redações. A seguir, seguem algumas sugestões de temas que ainda não caíram nas redações do vestibulares e que por serem assuntos recorrentes têm grande possibilidade de serem solicitados.

Pornografia – Grátis e acessível para todos;

(Pesquise sobre a pirataria digital; a legalização brasileira para sites clandestinos; o descontrole de fiscalizações para sites que permitem o acesso de conteúdo adulto para menores).

Adoção no Brasil – Desafios e preconceitos;

(Pesquise sobre as regras da adoção; adoção para casais homoafetivos; preferência dos pais pela adoção de bebês; a imagem criada em torno da adoção apenas para casais inférteis; devolutiva da crianças após a adoção).

Deep Web – Uma terra sem leis;

(Pesquise sobre o que é a deep web e para que ela foi criada; dificuldades do governo de fiscalizar. Cuidado para não citar casos que não passam de lendas digitais e para as quais não existem comprovação se de fato existem).

Tráfico humano – A persistência de uma realidade infeliz;

(Pesquise sobre promessas falsas de melhores condições de vida e de empregos; processo fiscalização atual no país;  treinamento dos profissionais que trabalham em aeroportos encontrar demais lugares com circulação de pessoas).

O papel e a imagem da polícia no Brasil atual;

Pesquisem sobre a necessidade de intervenção do exército no RJ; pesquisem sobre a valorização da polícia em questões financeiras; qual a imagem passada às crianças sobre essa profissão).

Pesquisa Científica – O Brasil enquanto fornecedor de pesquisadores;

(Desde o ano passado, o investimento brasileiro para pesquisas científicas reduziu significativamente. Pesquise sobre países como Portugal que incentivam os alunos de diversos países oferecendo-os oportunidades para estudar fora.

Índios, ciganos, judeus… O país da homogeneidade é um país de todos?

(Pesquise sobre a diferença entre cultura e etnia; importante saber como surgiu essa homogeneidade em nosso país; quais os desafio de inserção social que essas pessoas enfrentam?).

Sexo não é gênero – O direito à escolha individual sobre como se manifestar socialmente;

(Pesquise sobre a cirurgia de mudança de sexo no Brasil e em outros países; veja sobre questões sociais para àqueles que se identificam com um gênero diferente de seu sexo e opta por não fazer cirurgia: como esse ser humano se enquadra na sociedade atual? Como frequentar banheiros públicos, celas em presídios e outras situações que se distinguem apenas entre feminino e masculino?).

Meia entrada – É justa para todos?

(Pesquise sobre os aspectos que tornam a meia entrada uma forma de cobrar mais daqueles que não têm esse direito; como as empresas driblam essa regra da meia entrada ao vender ingressos antecipados; cuidado para não desvalorizar o trabalho daqueles que vivem da arte dizendo que todas as manifestações artísticas deveriam ser gratuitas ou vendidas a preço muito baixo).

Tabagismo e o fácil acesso para compra e consumo;

(Pesquise sobre o índice de causa morte pelo uso cigarro; avanço social através das últimas leis criadas; o poder de influência da China na comercialização de cigarros; a imagem atual em torno dos fumantes; o fácil acesso na compra de cigarros perto de doces e outros itens que atraem os alhares infantis; a venda de cigarros em departamentos que não são exclusivos para a venda de tabaco).

Por fim, lembre-se de não citar aspectos religiosos como base argumentativa, uma vez que tratam-se de pontos de vistas que dependem das crenças individuais para ter qualquer validade de discussão.

Além disso, todos os temas devem ter como foco a realidade do Brasil, outros países podem ser citados como argumentos de comparação, mas a organização das ideias deve ser em torno da nossa sociedade atual, pois ela é o foco central dos temas abordados nos vestibulares.

Imagens: Reprodução

Sobre o autor

Flavia Camile

Flavia Camile

Flávia Camile atua como professora, atriz e escritora há mais de 12 anos,
desenvolvendo trabalhos voltados para a escrita de inúmeros gêneros e
já tendo recebido prêmios literários em diversos concursos nacionais.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: