Z1 Cidades

Votorantim: Família faz campanha para mulher com 230 quilos realizar cirurgia bariátrica: ‘É a minha única saída’

Redação
Escrito por: Redação

A rotina de Ana Paula dos Santos, de 39 anos, tem sido a mesma nos últimos três anos. Pesando 230 quilos, a moradora de Votorantim (SP) mal consegue se levantar da cama. Para fazer uma cirurgia bariátrica, sua esperança para perder peso, ela precisa de R$ 10 mil.

O valor, segundo a família, seria o suficiente para custear a estadia em Curitiba (PR), cidade onde o procedimento é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ana Paula confessa que está com medo da cirurgia por causa do peso, mas entende a importância do procedimento para a saúde. “É a minha única saída”, explica.

Moradora de Votorantim pesa 230 quilos e espera arrecadar dinheiro para fazer a cirurgia bariátrica (Foto: Arquivo pessoal )
                       Moradora de Votorantim pesa 230 quilos e espera arrecadar dinheiro para fazer a cirurgia bariátrica (Foto: Arquivo pessoal )

Para arrecadar dinheiro, ela postou um vídeo nas redes sociais contando a sua história e pedindo doações. Além disso, a família têm feito rifas e bazares no bairro onde mora, como a realizada no último sábado (7).

“Aproveito esses eventos e convido as pessoas para virem me conhecer, porque alguns acham que é mentira [condição de saúde]. Então peço para virem me ver, me visitar”, conta Ana Paula.

No total, a família já arrecadou cerca de R$ 2,5 mil e tem esperanças de conseguir o restante do dinheiro o quanto antes.

“Estamos confiantes. A gente sabe que existem riscos na cirurgia, mas é a única esperança da vida dela”, diz Edith dos Santos, irmã mais velha de Ana Paula

Rotina

Pesando 230 quilos, Ana Paula conta que sofre com o aumento de peso desde criança, mas que a situação piorou depois da morte do pai e da mãe, há anos.

Ainda segundo ela, os pais tiveram as pernas amputadas em decorrência de uma trombose causada pela diabetes, consequência da obesidade. Ana Paula enfrentou ainda uma depressão, que também afetou a sua saúde.

Por conta da dificuldade de locomoção, Ana Paula conta com a ajuda dos irmãos em seus cuidados diários.

Saiba mais

Com informações do G1
Imagem de capa: reprodução

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: