Delson Luiz F. Leite Transformação Digital

YouTube Analytics para iniciantes

Delson Luiz
Escrito por: Delson Luiz

Essa ferramenta gratuita do YouTube é uma ótima aliada para saber a relevância do seu conteúdo, participação do público, conversões e ganhos estimados. A primeira vista parece complicado decifrar o que os números e gráficos dizem, mas com um pouquinho de prática e algumas dicas você vai conseguir ler todos os relatórios e otimizar o seu canal, aumentando a frequência de público e, consequentemente, os ganhos do seu negócio.

YOUTUBE ANALYTICS

Da mesma forma que os produtores de conteúdo de um Blog podem contar com o Google Analíticos, os do Youtube também têm acesso a uma ferramenta que lhes dá todos os números necessários para que eles saibam no que eles estão acertando ou errando em suas produções. Ela é interessante porque ajudará o dono do canal a descobrir quem é o seu público, quais os vídeos fazem mais sucesso, qual tema é mais assistido e por aí vai. Essa análise é de extrema importância para que você descubra quais são os próximos passos no mundo do Youtube – e até mesmo fora dele. Se você olha para o Youtube Analytics e enxerga apenas números indecifráveis, tem de mudar essa postura já. Saber analisar os dados pode ser o segredo do sucesso do seu canal e do seu negócio. Veja algumas das funcionalidades do Analytics e saiba como tirar proveito delas:

  • Entenda o seu público

Isso ajuda na hora de criar conteúdo. Com ele, é possível saber a idade, o gênero e o local de onde são os seus espectadores, o que vale muito para sua marca. Será que eles correspondem ao seu público-alvo? Caso a resposta seja não, talvez seja a hora de mudar algumas coisinhas.

  • Saiba onde seus vídeos são encontrados

Em um relatório completo, ele mostra as origens de tráfego de seus vídeos e o tempo de exibição a cada origem. Dessa forma é possível descobrir se você está utilizando o SEO corretamente para os mecanismos de busca, se pessoas de sites ou blogs estão divulgando seu conteúdo, se a sua divulgação está sendo eficaz e até se ele é relevante pelo tempo que cada um passa por lá.

  • Descubra o que faz as pessoas assistirem os vídeos

É possível descobrir a quais partes do seu vídeo as pessoas assistem e em quais elas o abandonam. Também é possível descobrir o envolvimento do público em determinado vídeo em comparação aos outros com duração semelhante. Sabendo isso, você tem como se basear para a produção dos vídeos seguintes.

  • Saiba quais são os seus números

Com o Analytics você também tem acesso à informação de quantos vídeos cada pessoa assiste em seu canal. Descobrir os dias que eles mais assistem aos vídeos também é interessante para divulgar mais conteúdo. Assim, você consegue envolver púbico que já conquistou e que irá ajudá-lo a conquistar ainda mais gente.

  • Crie relatórios em tempo real

Com ele, você pode ver se os dados de estimativa de visualizações dos cinco últimos vídeos publicados. Os dados em tempo real são estimados e têm por finalidade de fornecer uma orientação geral sobre uma possível atividade de visualização de seus vídeos. Esse relatório pode oferecer ´insights´ sobre o desempenho de seus vídeos mais recentes, o que pode indica-lo a alterar a estratégia dele para obter melhores resultados. O mais bacana é que também é possível conferir esses dados para vídeos individualmente.

MONETIZANDO SEU CANAL

Agora que você tem um canal, sabe como deixa-lo com a cara da sua marca e está produzindo conteúdo para seu público, chegou a hora de saber o mais esperado: como também fazer disso uma fonte de renda. Sim, um canal no YouTube também pode ser um meio de ganhar dinheiro. Existem várias formas e a primeira delas é participar da monetização dessa rede. Saiba mais!

O QUE É O PROGRAMA DE PARCERIA DO YOUTUBE?

O programa de parceria é uma maneira de o YouTube ajudar os criadores de conteúdo a gerar receita com os seus vídeos, e isso pode acontecer de diversa maneiras, como anúncios, assinaturas e merchandising. São apenas os parceiros do site que podem gerar receita dentro dele. Os benefícios da parceria são inúmeros, já que o YouTube é a maior comunidade de vídeos on-line do mundo, o que permite um alcance de público global com seu conteúdo de monetização. Outro fator bacana é que o YouTube não restringe o local de onde seus parceiros podem enviar e distribuir conteúdo, o que quer dizer que você pode gerar receita com o seu conteúdo no site de vídeos e em outras plataformas. O YouTube também oferece aos criadores de conteúdo o YouTube Analytics, em que eles podem conferir relatórios que ajudam a rastrear o seu desempenho e ganhos, além de despertar ideias que possam melhorar os seus canais.

COMO FAZER PARTE?

Se você se interessou e quer se interessar parceiro do YouTube, saiba que é preciso atender a alguns critérios, e o primeiro deles é ter conteúdo original, de qualidade e que seja adequado a anunciantes. A sua conta também deve estar em situação regular e não ter sido desativada para monetização anteriormente. Outro fator importante é que seu vídeo esteja em conformidade, portanto, ao se inscrever, leia tudo atentamente!

Os direitos autorais são muito importantes no programa de parceria, já que não é possível gerar receita com vídeos que usem conteúdo sem a permissão da pessoa que o criou ou produziu, e nisso estão inclusos músicas e parte delas, imagens e fotos, trechos de filmes e programas de TV, imagens de videogames ou softwares, vídeo de shows ou qualquer tipo de apresentação ao vivo etc.

Caso você não tenha nenhum fator que o impeça de seguir em frente, vá em frente na próxima semana vou escrever como se tornar um parceiro do site de vídeos que mais cresce mundialmente.

Até a próxima segunda e boa semana…

Delson Luiz F. Leite.

Consultor executivo de Transformação Digital

www.einsofti.com

Imagens: reprodução

Sobre o autor

Delson Luiz

Delson Luiz

Consultor Executivo TI – formado pela Universidade Mackenzie em Engenharia da Computação, Pós Graduado pela USP Escola Politécnica em Administração, 56 anos dos quais 40 em TI consolidada experiência em TI - Consultoria e Assessoria em Operação, Segurança, Desenvolvimento, Suporte e Treinamento, atuando em organizações de renome como: EDS 1.989-1991 e 2001 -2003, HP Hewlett Packard 1.995-1996, Andersen Consulting/Accenture 1997-2001, Compuware 2004-2005, Siemens IT 2.006-2009, Lógica/CGI 2011-2015 e desde 2016 é CEO da EinSofTI Tecnologia da Informação (Indaiatuba SP) especializada em Consultoria em Transformação Digital (Cloud Computing + Inbound Marketing) e Serviços especializados em Software.

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